23 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

CAPITAL

Prefeitura reforma incubadoras e abre no dia 4 o edital para novos empreendedores

A- A+

Em todo o País, existem atualmente pouco mais de 360 incubadoras de empresas ativas. Implantadas em 2004, as 4 incubadoras municipais de empresas e cooperativas de Campo Grande vão passar por reformar neste ano e ainda iniciam em 2022 a transição para incubadoras de 3ª geração, melhorando a estrutura física e modernizando o processo de atendimento.

No próximo dia 4 de fevereiro acontece, na Câmara Municipal, o lançamento do chamado Pedido de Prestação de Serviço (PPS), o que equivale à abertura da licitação das obras de reforma das Incubadoras Municipais: Norman Edward Hanson (Santa Emília), Mario Covas e Zé Pereira.  O evento também vai marcar o início dessa transição. Orçado em R$ 2 milhões, os investimentos vão melhorar as estruturas oferecidas às empresas.

"As obras serão divididas em duas fases. A primeira será para reformas estruturantes dos prédios, como telhados, fiação e pinturas e depois serão feitas melhorias para modernização como salas de reuniões, área para demonstração e exposição de produtos e serviços, áreas de convívio, maker labs, coworking e shared labs (laboratórios compartilhados)", explica Rodrigo Terra, secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

A meta para 2022 é atender 30 empresas ou cooperativas já com essa nova visão, onde as Incubadoras estarão alinhadas com a futura Estação Digital espaços voltados para a geração de negócios que reúnem startups, médias e grandes empresas, potenciais investidores, e ICTs Instituições Científicas e Tecnológicas.

Novos incubados

Além das reformas, a Prefeitura, por meio da Sidagro, deve publicar ainda no dia 4 de fevereiro o primeiro edital com o chamamento para seleção de interessados para o Programa Municipal de Incubação de Empresas de Campo Grande ProIncubação. O link estará disponível no site da Secretaria www.campogrande.ms.gov.br/sidagro/canais/incubadoras-municipais-2/

Desde a criação dessas unidades, o Município já incubou 106 empresas. O objetivo é garantir aos empreendedores conhecimento para gerar cada vez mais emprego e renda por meio de empresas sustentáveis nas três vertentes: econômica, social e ecológica.

"Essa política pública revela-se de fundamental relevância para o fortalecimento da economia, sobretudo neste momento de superação da pandemia de Covid-19", afirma Marilza Trindade Mendonça, Superintendente de Fomento a Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação da Sidagro.