28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Campo Grande

Prefeitura tem maior programa de residência médica do Centro-Oeste e a 3º do país

A- A+

A Prefeitura Municipal de Campo Grande tem o maior programa de residência médica em medicina da família e comunidade do Centro-Oeste, sendo o terceiro com o maior número de residentes no país, segundo o Conselho Nacional da Residência Médica da Família e Comunidade. Ao todo, 71 profissionais residentes estão atuando nas unidades de saúde do município, reforçando a rede de atendimento à atenção primária em saúde. 

A Capital só está atrás de dois programas do Rio de Janeiro, um da secretaria municipal de saúde, com mais de 150 residentes, e outro da Universidade Estadual, que tem dois campi de atuação e 81 profissionais atuantes. Outro destaque nacional entre as residências oferecidas pelo município é a multiprofissional, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a maior do país. 

Com estes profissionais incluídos na atenção primária, a prestação de serviços na área é fortalecida, gerando promoção da saúde, como prevenção de agravos, cura e reabilitação dos indivíduos, cuidado em torno das necessidades individuais considerando os contextos de cada paciente, de familiares e comunitários. 

Além do ensino e especialização dos profissionais, há estudos que mostram que a integração dos residentes ao atendimento da população aumenta a satisfação entre os cidadãos que utilizam a rede pública, há um custo-benefício maior para o governo uma vez que passa a se dar mais atenção a agravos que poderiam evoluir para urgências e emergências e oferece atenção à saúde de quem mais precisa. 

"Disponibilizamos para a população local um atendimento mais próximo e um acolhimento de qualidade, tendo a disposição dela profissionais de diversas áreas que irão atender a todas as necessidades dos pacientes de forma específica", comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.