22 de abril de 2021
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MELHORIAS

Recapeamento da Marechal Deodoro marca fim de obras do Corredor Sudoeste

Obras prometem agilizar o serviço do transporte público, diminuir tempo de espera e eliminar fator "encarecedor" da passagem

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Trecho que liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes com o Centro da cidade, último braço do chamado "Corredor Sudoeste" do transporte coletivo, a Avenida Marechal Deodoro ganhou os primeiros 250 metros de recapeamento. No passado, até 1980, a Marechal Deodoro e Gunter Hans eram trecho urbano da BR-060

Parte da drenagem projetada para o trecho já ficou pronta, em três semanas de execução, com remendos nos trechos mais críticos do pavimento, colocado no final dos anos 70 quando era o ponto de partida da BR-060 em território campo-grandense. Faixas exclusivas para ônibus faz com que os coletivos não precisem disputar espaço com os demais veículos.

Atualmente a Prefeitura e responsáveis pelo transporte coletivo na Capital, colocam a necessidade do aumento da frota para atender à população, como fator "encarecedor" da passagem. Assim, apenas com a execução dessas obras de melhoria, espera-se um aumento de 62% na velocidade média dos coletivos (de 16 para 25 km/h), o que reflete num tempo de espera menor.

Na região que começa na rotatória das avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima, início do trecho em pista dupla, haverá a implantação de faixa exclusiva de ônibus, rente ao canteiro central. Para os usuários de transporte público, as estações de pré-embarque serão implantadas:

  • Entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna
  • Entre a Avenida  Panambi Vera e a Rua Guaraí
  • Entre as ruas  Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro.
  • E entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito

Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese espera que, dentro de três meses o recapeamento da pista centro/bairro (desde o terminal Bandeirantes) esteja concluído.

Previstos no plano municipal de mobilidade urbana, em vigor desde 2015, os corredores de transporte somam 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.

Segundo informações da Prefeitura, parte da drenagem projetada para o trecho da Marechal Deodoro já ficou pronta. Especialistas engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos explicam que, como a base do trecho foi feita de solo cimento (na rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima), a obra torna-se mais rápida, uma vez que não precisa retirar o asfalto antigo.

Não só a pavimentação se torna mais agilizada, como a drenagem também fica mais simples nesse caso. Essa sorte não se estende se comparada ao sentido da pista bairro/centro, onde haverá necessidade de fazer o corte (fresagem) do pavimento. O recapeamento de uma das pistas da Rua Urubupungá, última rua do Bairro Guanandi, ligação entre as avenidas Thyrson de Almeida e a Marechal Deodoro, será levado ao agente financiador do Projeto de Mobilidade Urbana, a Caixa Econômica Federal.

Quem passeia por Campo Grande nota que a Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Gunter Hans, serve como uma linha divisória de duas regiões: Lagoa e Anhanduizinho, onde somente dois bairros; Aero Rancho e Coophavila 2, tem mais de 50 mil habitantes.

Dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos, sinalizados e com semáforos instaladosDESENVOLVIMENTO DA OBRA

Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. Foram feitas as sinalizações horizontal e vertical, dos semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das estações programadas para o trecho de 2,2 km (Guia Lopes/Brilhante).

Até o momento, 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados, falta a instalação de 7 estações, implantação de mais 800 metros de drenagem na Rua Salim Maluf. Essa obra, responsável por coletar as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas, deve eliminar um ponto de reclamação constante e alagamento na Rua Brilhante.

Programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão, obra orçada em R$ 9,2 milhões, a licitação para segundo etapa do Corredor Sul está sendo preparada. Além da faixa de ônibus, o projeto trará uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Salgado Filho.

Também corre em licitação o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rui Barbosa entre as avenidas Fernando Correia da Costa e a Avenida Mato Grosso, com investimento de R$ 35 milhões no recapeamento, da rua que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.