23 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Saúde mobiliza hoje caminhada no combate à Dengue e Chikungunya

A- A+

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande) mobiliza nesta manhã a “caminhada pela vida”, para orientar e alertar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, e também sobre os riscos da epidemia Chikungunya. A passeata é uma iniciativa da Associação Comercial em parceria com o Centro de Controle de Endemias Vetoriais.

Em 2013, quando o município enfrentou epidemia da Dengue foram 44.657 casos notificados e 12 óbitos. Já em 2014, Campo Grande ficou fora do risco de epidemia, com 4.031 casos notificados e nenhum óbito.  Em relação à Chikungunya, foram 46 casos notificados de setembro do ano passado até agora, sendo que apenas um paciente foi confirmado com o vírus.

Apesar da queda no número de casos no ano passado, a diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Marcia Dal Fabro, reforça o pedido de medidas de prevenção para evitar epidemia no próximo verão. “Precisamos estar atentos, pois agora temos dois vírus em circulação em Campo Grande – Dengue e Chikungunya, ambos transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti”, explica a médica infectologista, enaltecendo que “cerca de 80% dos focos são encontrados em residências e isso deixa ainda mais em evidência a importância da responsabilidade da população”.

A saída da passeata segue as ruas 15 de novembro, 14 de Julho, Maracaju, avenida Calógeras e rua Cândido Mariano, com encerramento e solenidade no Shopping Pátio Avenida. O inicio esta previsto para as 9 horas.