29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Art'Show

Armazém Cultural é interditado e artesãos não têm onde realizar feira que começaria nesta quarta

A- A+

O Armazém Cultural receberia na próxima quarta-feira (9) o evento Art’Show Artesanal, uma feira de artesanatos e gastronomia que conta com a participação de mais de 100 expositores. 

Infelizmente, o local está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde o dia 4 deste mês por irregularidades no prédio constatadas após vistoria técnica. Segundo Corpo de Bombeiros, o Município não fez as adequações exigidas a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) em novembro do ano passado.

As medidas são baseadas na Lei Estadual 4.335 de 10 de abril de 2012, que instituiu o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos. De acordo com o vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) o município havia sido notificado no ano passado, mas não tomou as providências necessárias para solucionar o problema.

Segundo a coordenadora geral do evento, Nádia Luz, os mais de 100 artesãos estão sem local para expor e vender seus produtos, o que acarreta um grande prejuízo às pessoas que dependem diretamente da venda de artesanato como fonte de renda. 

Nádia explica que na manhã desta terça-feira (8) estava marcada uma reunião o Coronel Eduardo, do Corpo de Bombeiros, e com um representante da Prefeitura, na qual eles tentariam solucionar o impasse. No entanto, o representante da Prefeitura não compareceu, e os laudos apresentados ao Corpo de Bombeiros são antigos, sem validade, o que impossibilita a solução dos problemas. Ainda segundo ela, o grupo de artesãos já pagou à Prefeitura R$ 1500, a título de manutenção, valor cobrado em dezembro de 2015 quando data de locação foi agendada. 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Wilton Acosta, conversou com equipe do MS Notícias, por telefone no início da tarde, e informou que outra unidade dentro do complexo ferroviário foi disponibilizada para a realização da feira. Wilton informou que as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros serão atendidas até o final dessa semana. A feira deveria começar nesta quarta (9). Entretanto, a coordenadora geral da Art’Show, Nádia Luz, afirma não ter conhecimento dessa decisão. “Eu sou a única responsável pela feira e até agora não recebi nenhum telefonema da Prefeitura”.

“O Armazém é um espaço de eventos muito importante para a cultura da cidade. Nos assusta muito este tipo de interdição, uma vez que outros prédios públicos também foram interditados pelo mesmo motivo como a Central de Atendimento ao Cidadão e o Parque Airton Senna’, destaca o vereador Eduardo Romero.