28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Campo Grande

Semed atua para desenvolver ações do plano de governo do município

A- A+

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação/Semed participaram de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (14), para tratar das ações a serem desenvolvidas pela Pasta, nos próximos anos, as farão parte do plano de governo da Administração Municipal.

A previsão é de que tais ações, sob a responsabilidade da Semed, tenham início, andamento e até conclusão, de acordo com a fase de cada uma, depois do período pandêmico da covid-19. Todo o processo é acompanhado pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos/Sugepe.

Dentre os projetos estratégicos, estão construções de novas unidades escolares, com o objetivo de expandir a oferta de vagas da Rede Municipal de Ensino/Reme, além da implantação do sistema digital, para que a família acompanhe a vida escolar do aluno, plano para recuperação do aprendizado e o 5° tempo, atuação na área de esporte, arte e cultura, e atenção na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB.

Aulas

As aulas da Reme foram retomadas no dia 8 de fevereiro, de forma remota, tendo em vista que o Decreto n. 14.613, publicado no Diogrande no dia 4 de fevereiro, prorrogou o prazo de suspensão das aulas presenciais em todas as unidades da Reme até o dia 1º julho de 2021.

O atendimento remoto é feito aos estudantes com utilização de plataformas tecnológicas, internet, televisão, rádio e os cadernos impressos, distribuídos pelas unidades e divididos em cadernos de experiências, para os grupos 1, 2, e 3; cadernos de atividades, para os grupos 4 e 5; cadernos-base, para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos/EJA.

As aulas vão continuar disponíveis, por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e por outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma. Caso o aluno não tenha acesso à internet, será disponibilizado o caderno da Reme, de acordo com o ano escolar, com subsídios iniciais básicos a partir dos conteúdos desenvolvidos de forma contínua ou complementar ao ano letivo de 2020.