24 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Sesau comemora semana das crianças com atividades lúdicas e físicas

A- A+

Como forma de comemorar a semana das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde promove eventos para estimular a prática das atividades físicas.
As ações que estão sendo desenvolvidas com apoio dos profissionais das unidades básica estimulam atividades lúdicas, com ênfase em brincadeiras e gincanas voltadas a despertar o interesse da criança em movimentar-se e descobrir prazer em praticar atividades físicas. A meta é prevenir o aumento da obesidade infantil.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Saraiva, São Roque e Portal do Gramado, Lucimeire Soares Rocha Figueiredo aprovou a ideia e ressaltou que o incentivo ao esporte gera saúde. “Aqui na associação, nós oferecemos aula de violão, judô, capoeira e oficina de cidadania. Trabalhar com a equipe de profissionais de Educação Física é muito importante para que as crianças se conscientizem que esporte é saúde”, argumentou.

Para a profissional de Educação Física, Débora Terezinha Tosta, do Núcleo de Apoio de Saúde à Família (Nasf), da Sesau, a Prefeitura comemora a semana das crianças com atividades físicas e brincadeiras específicas para meninada. “É brincando que eles acabam se movimentando e cuidando da saúde de forma natural. Com atividades como estas, a crianças serão adultos ativos e saudáveis”, frisou.

De acordo com o educador físico Márcio Costa, Campo Grande está entre as cidades com o maior índice de obesidade. “Para revertermos este quadro, é preciso desenvolver atividades como estas para as crianças. Nesta semana da criança, aproveitamos a oportunidade para fazer com que todas as crianças se movimentem e criem a cultura da prática esportiva. Só assim, vamos reverter este quadro de obesidade na Capital”.

O professor Márcio disse que uma leve caminhada diária de 20 minutos ajuda no tratamento da hipertensão e controla a taxa de glicose. Isto nós estamos explicando hoje para as crianças, mas vale para todas as idades. “A Organização Mundial da Saúde prescreve que devem ser feitas caminhadas cinco vezes por semana, por 30 minutos. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia orienta três vezes por semana de caminhada, de 20 ou trinta minutos por dia. Todas essas orientações são válidas e atitudes como estas reduzem as consultas médicas e ingestão de remédios”, alertou.

A moradora do bairro Jardim Oracília, Rosângela Valério, 43, disse que o dia das crianças está sendo diferente com a comemoração que inclui as atividades esportivas. “Esta é uma atividade que tira as crianças das ruas, eles aprendem coisas boas e se tornam cidadãos”, considerou.

Unidades que oferecerão atividades:

2- Região Sul: UBSF Iracy Coelho – 09/10 período matutino na Unidade de Saúde; 

3- Região Oeste: UBSF Portal Caiobá – 09/10 período matutino na Unidade de Saúde;

 

Fonte: Emidio Denardi MTE/MS