24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Teste de HIV/Aids está sendo realizado gratuitamente no Camelódromo

A- A+

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) disponibiliza hoje, 200 testes rápidos de HIV/Aids no piso superior do Camelódromo, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

 A ação faz parte da programação da Sesau, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Além de fazer testagens gratuitas, a Sesau está entregando camisetas, materiais educativos e preservativos no local.

De acordo com Márcia DalFabro, diretora de Vigilância em Saúde da Sesau, nos últimos seis anos houve um aumento de mais de 50% no número de infectados pelo vírus no Brasil. Em Campo Grande também houve aumento considerável, foram 217 casos de janeiro à setembro deste ano. O número já ultrapassa o índice de casos registrados em 2013, onde pouco mais de 190 pessoas contraíram o vírus e procuraram atendimento na rede pública de saúde.

“O mais preocupante é que os jovens entre 13 e 19 anos são os mais infectados”, conta DalFabro comparando os dados da Diretoria de Vigilância. “Em 2013 eram apenas quatro casos de casos de jovens vivendo com HIV e neste ano já somam 15”, diz Márcia.

Programação Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Dia 1° de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

9h às 17h - Teste Rápido, entrega de camisetas e folders

Local: Camelódromo

11h – Túnel das Sensações do Projeto SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas)

Local: Corredor central da UFMS

20h – Cerimônia de Encerramento – Apresentação Teatro em Cena

Local: Espaço Teatral Grupo de Risco – Rua José Antonio Pereira, 2170

Testes Rápidos, das 8h às 17h, nas UBSs Aero Rancho; Mape; Cooplhavila e Estrala do Sul.

Dany Nascimento