28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Vacinação contra a gripe é prorrogada em Campo Grande

A- A+

Foi prorrogada em Campo Grande a vacinação contra a gripe, que tem a meta de imunizar ao menos 80% da população do público-alvo. Até a última quinta-feira, apenas 70% do público-alvo foi vacinado, ou seja, 128.554 pessoas. A campanha será até o dia 30 de maio e pretende vacinar mais 18.446 pessoas.

As vacinas estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda- feira a sexta-feira. O público alvo da campanha são crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A vacina só irá fazer efeito após 15 dias de sua aplicação, e a intenção é imunizar as pessoas até a chegada do inverno. A imunização só é contra-indicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia a ovos de galinha e seus derivados.

As pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentar prescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do SUS deve se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.

Tayná Biazus