20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Vereadora defende redução de cargos comissionados em 30%

A- A+

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) apresentou emenda a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2015 que dispõe sobre a redução em 30% dos funcionários comissionados na prefeitura de Campo Grande.

Luiza argumenta que nos últimos três anos, o número de comissionados na prefeitura cresceu de forma exagerada e defende a redução para equilibrar o quadro de funcionários municipal e valorizar os concursados que têm sido substituídos pelos comissionados. "Essa é uma tentativa de equilibrar as vagas entre comissionados e concursados porque o número de cargos comissionados aumentou absurdamente e sem necessidade", afirma.

A vereadora usa como exemplo a Funsat (Fundação Social do Trabalho) onde atuou no ano de 2011. Segundo Luiza, na época, a fundação contava com 11 comissionados e hoje são 28. Outro exemplo do que a vereadora considera excesso, é o atual número de comissionados na Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), que, conforme Luiza, possui 364 funcionários comissionados.

Com a  redução, ela espera que a prefeitura volte a priorizar os concursados, que poderão retomar as atividades desenvolvidas por eles que têm sido realizadas pelos comissionados. A vereadora pondera que a princípio as vagas de comissionados eram destinadas às funções de pesquisa, assessoramento e direção, mas hoje eles estão presentes em praticamente todo quadro organizacional da prefeitura.

  Heloísa Lazarini e Junior Cordeiros