24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Veterinários utilizam medicamentos homeopáticos para reabilitar animais

A- A+

Animais que se encontram em estado de saúde crítico estão recebendo tratamento homeopático no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). De acordo com a médica veterinária responsável Claudia Macedo, a iniciativa está sendo feita por meio de um termo de cooperação técnica do Cras com a empresa Real H Nutrição e Saúde Animal, com intuito de testar se a medicina homeopata ajudaria no tratamento de casos graves.

 “A homeopatia é algo incrivelmente positivo para o tratamento dos animais considerados em estado grave, primeiramente por ser natural e não causar reações, o que diminui o risco de óbitos. Pode ser usado também em filhotes e gestantes, evita acidentes uma vez que não manipulamos os animais, eles continuam a alimentação normalmente e o estresse é minimizado ao máximo”.

O vice-presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira para a Região Centro-Oeste, Luiz Darcy Gonçalves Siqueira, avaliou que a iniciativa é de extrema importância e mostra as pessoas que não se trata de um placebo e que realmente essa medicina funciona em todos os casos.

Há em Mato Grosso do Sul cerca de 40 médicos especializados. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) oferece oportunidade de residência e cadeira optativa aos alunos do 2º semestre de Medicina.