29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

MEIO AMBIENTE

Em Cassilândia, Paulista é autuado por desmatar quase 27 hectares

A área já estava com plantio de pastagem

A- A+

Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizaram fiscalização em uma fazenda no município de Inocência ontem (6) e localizaram com uso de GPS, o desmatamento ilegal de 26,25 hectares de vegetação nativa, inclusive em área protegida. O desmatamento verificado por imagem de satélites ocorrera entre os meses de abril a agosto de 2017, conforme os comparativos nas imagens. 19,56 hectares ocorreram em área protegida e 6,66 em área fora de reserva legal, porém, tudo sem licenciamento ambiental.

A área já estava com plantio de pastagem. Parte da madeira proveniente da vegetação desmatada encontrava-se em leiras no local. As atividades foram interditadas e o infrator, residente em Pereira Barreto (SP), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 67.100,00. Ele também responderá por crime ambiental com pena de três a seis meses de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

Com uso de drone foi realizada toda a caracterização da área para emissão de relatório que irá subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que será julgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Os documentos também serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE), para subsidiar a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos.