MS Notícias

tera, 02 de junho de 2020

DOURADOS

Operação do Gaeco prende tenente-coronel da PM e outros 6 policiais

Denominada 'Avalanche' operação é 3ª fase da Operação Oiketikus que investiga facilitação de entrada de cigarro contrabandeado no Brasil

Por: TERO QUEIROZ*15/05/2020 às 09:51
ComentarCompartilhar
Tenente-coronel Carlos SilvaTenente-coronel Carlos SilvaFoto: Dourados News/Arquivo

Comandante da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, no município de Dourados, o tenente-coronel Carlos Silva, foi preso nesta manhã de 6ªfeira (15.maio) em nova fase da Operação Oiketikus, denominada ‘Avalanche’, a terceira fase comandada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O tenente é suspeito de facilitar entrada, no Brasil, de cigarros contrabandeados do Paraguai.   

A informação de mandado de prisão preventiva contra o tenente, foi reportada pelo site Campo Grande News, que disse que fonte na Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) confirmou a prisão do suspeito pelo Gaeco. O Dourados News, afirmou também, que  outros seis oficiais superiores de outras cidades também teriam sido presos preventivamente. 

Foi decretada a prisão preventiva do coronel Kleber Haddad Lane, do tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, tenente-coronel Erivaldo José Duarte Alves, tenente-coronel Souza Lima, tenente-coronel Wesley Freitas Araújo e o major Luiz César de Souza Herculano.

Na hierarquia da Polícia Militar, oficiais superiores são major, tenente-coronel e coronel. Aspirante, tenente e capitão são chamados oficiais subalternos. 
 
OS CARGOS 

Silva comanda o 3º BPM desde janeiro de 2015. Antes disso, chefiou a Polícia Militar em Rio Brilhante.

Coronel Kleber Haddad Lane deixou o comando do DOF e assumiu em 10 de janeiro de 2019 a Superintendência de Segurança de MS.  

Kleber Haddad Lane comandou o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de 2017 a janeiro do ano passado, quando foi nomeado pelo governo do Estado como superintendente de Segurança Pública.

Tenente coronel Josafá Pereira Dominoni. Foto: Nova News. 

Josafá Pereira Dominoni é o atual comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar em Campo Grande. 

Comandante Tenente-Coronel da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar Erivaldo José Duarte Alves. Foto: Noticidade 

Erivaldo José Duarte Alves comanda a Polícia Militar em Sidrolândia. Wesley é o comandante da PM em Naviraí e o major César comanda a Polícia Militar em Coxim.

Tenente Coronel Souza Lima. Foto: Sidrolândia News

O tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima é outro oficial alvo da operação de hoje a ocupar cargo na cúpula da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. Ex-comandante da PM em Amambai, ele foi nomeado em janeiro deste ano como chefe da 4ª Seção do Estado-Maior. 

A Operação Oiketikus, foi iniciada em maio de 2018 para desmontar o esquema envolvendo policiais civis e militares de Mato Grosso do Sul com as quadrilhas que comandam o contrabando de cigarro paraguaio na Linha Internacional.

*Com informações do Dourados News e Campo Grande News.  

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma