28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

CORUMBÁ

Policiais são alvos da PF por sequestro de estrangeiro refugiado

Segundo a Polícia Federal, suspeitos pegaram a vítima a força em um comércio de Corumbá e a deixaram na Bolívia, onde tinha mandado de prisão em aberto

A- A+

Policiais militares de Mato Grosso do Sul são alvos de operação da Polícia Federal (PF) por suspeita de sequestro de estrangeiro refugiado no Brasil. Segundo a PF, são cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra o grupo que pegou a vítima com violência em um comércio de Corumbá, a 414 quilômetros de Campo Grande, e a deixou na Bolívia. Armas já foram apreendidas.

Conforme a PF, o homem boliviano tinha mandado de prisão em aberto no país dele e estava refugiado no Brasil. Em agosto de 2019, os suspeitos entraram com armas no comércio onde a vítima estava, a tiraram a força de lá e a deixaram em Porto Quijarro. Quando passavam pelo posto de migração na fronteira, a vítima ainda tentou fugir.

A PF passou a investigar o caso, descobriu toda a dinâmica dos fatos e identificou os envolvidos na ação, que chegaram a se passar por policiais federais.

A ação de retirada ilegal do estrangeiro refugiado implica em sequestro e migração ilegal com o uso da violência. Haverá a comunicação, pelos meios oficiais, às autoridades bolivianas dos dados da operação, para que sejam tomadas as medidas pertinentes.

Participam da operação 41 policiais federais e 10 policiais militares da Corregedoria da corporação. O nome da operação, Refúgio, é uma alusão ao instituto de direito internacional que abrigava o cidadão boliviano no território nacional antes de sua retirada ilegal do Brasil.