25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

DECLARAÇÃO

"Querentena é para a classe média", diz Osmar Terra

Deputado e ex-ministro, disse que é necessário manter a economia o mais ativa possível

A- A+

Aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no Congresso Nacional são contrários a medidas rígidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O assunto veio à tona no UOL Debate de hoje. O programa reuniu os deputados federais Coronel Tadeu (PSL-SP), Major Vitor Hugo (PSL-GO), Osmar Terra (MDB-RS) e Carla Zambelli (PSL-SP) e o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). A mediação foi do colunista Tales Faria, do UOL.

Para Osmar Terra, “essa quarentena é de ficção”. “Só vale para a classe média, que tem geladeira cheia e dinheiro no banco. Os pobres estão muito mais preocupados com a fome do que com o vírus”, criticou.

Ainda segundo o deputado e ex-ministro, é necessário manter a economia o mais ativa possível. “Quanto tempo o governo vai ter dinheiro pra repassar se não tem arrecadação?”, questionou.

O deputato Coronel Tadeu também sinalizou com a possibilidade de relaxar as medidas de restrição, confrontando as posições de diversos governadores. Segundo sua análise, o Brasil já caminha para o fim da pandemia.

“Temos desde o dia 8 queda no número de casos. Estou olhando em cima de números. Será que esses governadores querem declaradamente fazer uma campanha contra o governo? Eles são do PT e infelizmente não vão consegui entender”, atacou, indo além.

“Os gráficos estão aí. (O número de casos) vem caindo. Temos que acompanhar. O governo vem fazendo um trabalho magnífico com ações coordenadas, e fazendo com que a população não fique em pânico.”

“Há necessidade de verdade de trancar todo mundo em casa quando não está acontecendo nada no município?”, questionou.

O isolamento social é defendido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal medida de combate à pandemia da covid-19. Segundo o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, a precaução “é a única opção que temos” frente ao contágio internacional. “É vital respeitar a dignidade do próximo. É vital que os governos se mantenham informados e apoiem o isolamento”, defendeu.

Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 22.169 casos do novo coronavírus, com 1.223 óbitos.