18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

BLACK LIVES MATTER

Vídeo: policial militar agride mulher negra durante abordagem

A- A+

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher negra, a pedagoga Eliane Espírito Santo da Silva, de 39 anos, é agredida e leva um soco no rosto durante abordagem policial, em Macapá, capital do Amapá.

A mulher relatou o momento vivido. “Para mim isso foi uma tortura, mexeu muito com meu psicológico… Eu fui chamada de preta, fui chamada de vagabunda por eles na delegacia”, contou ao G1.

A abordagem teria sido feita contra dois homens e Eliane teria filmado a ação. Os policiais, então, pediram para que ela ficasse do outro lado da rua. Depois, ela recebeu voz de prisão.

Em nota publicada no Instagram, a Polícia Militar do Estado do Amapá (PM-AP) diz que “lamenta profundamente as imagens que estão circulando nas mídias sociais” e que a “Instituição tomou todas as providências possíveis que o caso requer”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Poli?cia Militar do Amapa? (@policiamilitardoamapa) em 20 de Set, 2020 às 10:24 PDT

 

O policial militar envolvido nas agressões físicas de Eliane foi afastado do cargo.

Também em nota, o governador do Amapá, Waldez Góes descreve que “esse fato é isolado” e que a cena fica “ainda pior, pois é recheada de atitudes racistas”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Waldez Góes (@waldezgoesoficial) em 20 de Set, 2020 às 7:51 PDT

 

A ocorrência foi registrada nessa sexta-feira (18/9), na Zona Norte da cidade, na região do Loteamento São José. Ela e o marido foram presos por resistência, desacato e desobediência. Eles foram apresentados no Centro Integrado de Operações em Segurança Público (Ciosp). As informações são do portal G1.

Mulher filma momento em que policial a aborda antes de agredi-la em Macapá.

Momento em que a mulher negra é agredida pelo policial