18 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Política

ALEMS se mobiliza para ajudar na recuperação econômica de bares e restaurantes

A- A+

"Precisamos construir políticas públicas que ajudem o setor", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), durante reunião que discutiu a recuperação do setor de bares e restaurantes, fortemente impactados pela pandemia. O encontro foi realizado na noite desta segunda-feira (17) na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), em Campo Grande.

Na reunião, representantes dos empresários e do poder público discutiram estratégias para a retomada da economia nos segmentos de bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul. Além do deputado Paulo Corrêa, participaram do encontro o presidente da Fiems, Sérgio Longen, os secretários de Estado Eduardo Riedel (Casa Civil), Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, entre outras autoridades.

Durante a reunião, Paulo Corrêa destacou o alinhamento de discurso, afirmando que a Assembleia Legislativa dará todo suporte necessário para reduzir os impactos da pandemia sobre o segmento. "Contamos com a sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja, e o que tiver de lei para fazer, vamos fazer", assegurou.

O secretário Eduardo Riedel falou sobre a necessidade de redefinição tributária aos bares e restaurantes. "É preciso reduzir a base de cálculo do setor, não adianta apenas dar desconto. Também é preciso tratar sobre o IPVA da frota de bares e restaurantes. E esses pontos dependem de matemática. Ou seja, saber até onde o Estado pode renunciar", afirmou.

Outra medida que deve aliviar os impactos financeiros sobre o setor é a  renegociação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que está sendo analisada pelo governo, segundo informou o secretário Jaime Veruck.

Por parte do Sebrae, conforme afirmou Cláudio Mendonça, será estudado o cadastramento dos motoentregadores e disponibilizada a análise da capacidade de pagamento para enquadramento no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronamp).

Outras reuniões estão previstas para ocorrer em Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. O conjunto das demandas desses municípios será levado ao governo do Estado e às prefeituras.

O próximo passo será ouvir artistas e, da mesma forma, apontar caminhos em conjunto com entidades e executivos municipais e estadual, de auxílio à categoria.