29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

ELEIÇÕES 2020 | NOVA ALVORADA DO SUL

Arlei abriu 17 pontos de vantagem nas intenções de voto sobre 2º colocado

Prefeito busca quarto mandato em município com uma das melhores médias de desenvolvimento em MS

A- A+

Se as eleições fossem hoje, o prefeito Arlei Barbosa (MDB), de Nova Alvorada do Sul, seria reeleito com vantagem confortável sobre os adversários. É o que sinalizou pesquisa do Ibrape realizada nos dias 7 e 8 deste mês junto a 268 eleitores. Em um dos cenários, a vantagem de Arlei sobre o segundo colocado é de 17 pontos.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral com o número 07027/2020, considera em 95% seu intervalo de confiança e margem de erro de três pontos, para mais ou para menos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, Nova Alvorada do Sul tem mais de 15,7 mil eleitores, é o 27° maior colégio eleitoral entre os 79 municípios sul-mato-grossenses e possui um dos melhores índices de desenvolvimento no Estado.

Na simulação com a pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta uma relação de candidatos ao entrevistado, Arlei Barbosa aparece com 44%. Seu concorrente mais próximo é José Paulo Paleari (DEM), com 27%. Patrícia César (Progressista) pontuou com 4% e Nelio Justen (PSD) 2%. Brancos e nulos somaram 10%, enquanto indecisos e os que não sabem 13%.

O Ibrape fez outro cenário, excluindo eleitores que pretendem votar em branco, os que não sabem e os dispostos a anular o voto. Computadas as preferências apenas entre os votos válidos, Arlei mantém a liderança e com vantagem bem maior: 57%, contra 35% de Paleari, 5% de Patrícia e 3% de Justen.

No terceiro cenário de intenções de voto, sem apresentar nomes de candidatos, o instituto quis saber dos eleitores em quem votariam para comandar a prefeitura. Com 31% é Arlei quem está na dianteira, seguido por Paleari (19%) e Patrícia (2%). O candidato Nélio Justen não recebeu nenhuma citação e fico com 0%. Outros nomes tiveram, somados, 2%. Os que não sabem, estão indecisos, pretendem votar em branco ou anular o voto são 46%.

REJEIÇÃO

O Ibrape perguntou aos entrevistados em qual dos quatro candidatos não votariam de jeito algum. A maioria (24%) citou Patrícia César. O segundo mais rejeitado é Justen, logo atrás, com 21%. Depois vêm Arlei (20%) e Paleari (16%).