20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Política

Assembleia Legislativa sedia Seminário Estadual da Água na próxima segunda-feira

A- A+

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sediará, na próxima segunda-feira (22), o II Seminário Estadual da Água. Proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), o evento deste ano terá como tema as bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai. O encontro acontecerá de maneira remota, das 8h30 às 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook e TV da Casa de Leis. 

Coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, Câmara destacou o propósito do evento. "O Seminário Estadual da Água vem com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema. Estamos na segunda edição do evento, que nasceu de vários debates dentro da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos", explica o deputado. A programação completa do evento pode ser acessada neste link.

Dentre os temas a serem debatidos no seminário estão o Corredor Bioceânico; as legislações referentes à água; a educação ambiental; e o uso racional dos recursos hídricos. O evento faz parte das atividades da Semana Estadual da Água, instituída por meio da Lei 4.878, de 12 de julho de 2016, de autoria do parlamentar. A norma prevê que a Semana Estadual da Água ocorra anualmente de 16 a 22 de março.

"Esse é um espaço importante no qual se propõem aspectos como a preservação da água, a disponibilidade hídrica e as políticas públicas dos aquíferos que temos no nosso Estado. Tudo isso é fundamental para o planejamento estratégico da proteção desse bem fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e também da nossa gente", destaca o parlamentar.

O seminário é realizado em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Rotary Club de Campo Grande. O evento também conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. "Participe. Haverá fornecimento de certificado e você ampliará seu conhecimento", ressalta Câmara.

Programação

8h30 - Abertura oficial do II Seminário Estadual da Água - deputado Renato Câmara

9h - Palestra de Abertura - Caminhos que Conectam: Corredor Bioceânico 

Palestrante: Jaime Elias Verruk - Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

9h40 - Mesa Redonda I - "Água, Legislação e Participação da Sociedade"

Temas: Ações Rotárias na Área de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente; 

Água para Consumo Humano; 

Comitês de Bacias Hidrográficas: Papel na Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos; 

Lei 9.433/1987 e o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos;

Contextualização da Gestão de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul;

Tratamento de Água para Abastecimento;

13h30 Retorno dos trabalhos do período vespertino

13h40 Reflexão: Uma nova conexão Recursos Hídricos e Educação Ambiental

14h - Palestra: A Água Conecta 

14h40 - Mesa Redonda II - "Água e Solo: Uso Racional"

Temas: Políticas Públicas e Boas Práticas de Manejo e Gestão de Micro Bacias;

A Importância do Manejo e Conservação do Solo e da Água nas Atividades Agropecuárias;

A visão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea/MS) em Relação à Responsabilidade Técnica nas Ações de Conservação de Solo e Água; 

Gestão Integrada de Água, Solo e Unidades de Conservação no Rio Paraná; 

Águas Subterrâneas: A Riqueza Que Não Vemos;

17h - Encerramento

Clique aqui e veja a programação completa do evento.

Com informações da Assessoria Parlamentar