19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Executiva

Azambuja participa de reunião com seus secretários nesta quinta-feira

A- A+

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa nesta quinta-feira (23), da Reunião de Gestão Executiva com secretários de estado e dirigentes de órgãos públicos para acompanhamento do desempenho de cada pasta em relação ao que foi proposto nos contratos de gestão.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo, a reunião acontece na Governadoria e faz parte do cronograma de monitoramento das 201 iniciativas acordado com as secretarias estaduais e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), em março deste ano.

O encontro com o governador vai nivelar o andamento do que foi pactuado nos contratos do Plano de Gestão, estabelecendo as metas de cada pasta para o exercício de 2016. “Faz parte do planejamento de gestão acompanhar o que as secretarias estão construindo de forma estruturada. O Plano de Gestão contribui dando maior eficiência para as entregas que o governo vem fazendo para sociedade”, afirmou o governador.

Como exemplos de resultados do planejamento realizado para este ano está o salto no nível de transparência obtido pelo Estado, segundo aferição do Ministério Público Federal (MPF). Depois das ações implementadas por um comitê gerido pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), envolvendo ações transversais de várias secretarias, Mato Grosso do Sul elevou sua nota em 550%. Passou de 1,4 para 9,1, numa escala que vai até dez, a maior evolução no Ranking Nacional da Transparência registrada este ano.

Outra ação proposta pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) dentro do seu Plano de Gestão para este ano e já concretizada é a formalização da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual, em março deste ano, que com o uso tornozeleiras eletrônicas passou a monitorar 130 presos de menor potencial ofensivo, até então mantidos em regime fechado.

Na área social, uma das iniciativas é a ampliação do projeto Rede Solidária, que atende famílias e crianças em situação vulnerável. Uma nova unidade do programa será inaugurada nas próximas semanas na região do Jardim Noroeste. “O planejamento de ações com o monitoramento de resultados é caminho para a eficiência administrativa de resultados que atendam aos anseios da sociedade, evitando o desperdício do dinheiro público”, afirmou o secretário da Segov, Eduardo Riedel.

Das ações previstas para a gestão pública estadual este ano, 98 estão no eixo social, 38 no econômico ambiental, 17 são da ordem de infraestrutura e 48 são iniciativas relacionadas à gestão. No âmbito da gestão, o Governo do Estado investe em programas como a Gestão por Competência, que vai mapear as capacidades dos servidores; a modernização nos processos de compras e a criação de um escritório de processos.

A reunião de Gestão Executiva, com participação do Governador Reinaldo Azambuja, às 8h30, na Governadoria.