19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Lixão

Bernal diz que Prefeitura 'já fez sua parte em relação a catadores'

A- A+

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), considerou ‘ruim’ as manifestações dos catadores de lixo que fecharam avenidas da Capital nesta terça-feira (23). Para Benal, embora seja direito da população, impedir tráfego nessas vias prejudica população em geral.

Bernal ponderou que, até o momento, a Prefeitura da Capital, ‘fez sua parte’ em relação aos catadores. São aproximadamente 600 catadores que há cerca de um mês viram seu rendimento ser reduzido em mais da metade depois que a Justiça determinou o fechamento do aterro Dom Antonio Barbosa II para os catadores de lixo reciclável.

Sem acesso ao lixão, os catadores ficam restritos ao material que chega à Usina de Tratamento de Resíduos (UTR), porém, eles afirmam que com apenas três caminhões disponibilizados pela Solurb para coleta de lixo reciclável a quantidade de matéria prima fica reduzida.

O prefeito afirma que existem alternativas aos catadores para garantir renda independente de novas decisões judiciais. “Já demos toda atenção necessária aos coletores que realmente precisam, fizemos inclusão no Proinc, que dá oportunidade de trabalho, curso de qualificação, cesta básica, pagando salário. Muitos aceitaram, acredito que mais de 100.”