24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

LEI SÓ VALE PARA UM LADO

Bolsonaro aplaude a PF contra Witzel, mas critica operação contra aliados

"Acabou, porra", disso Bolsonaro em ameaça ao STF após ação contra milícia virtual que propaga fake news

A- A+

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou a Polícia Federal na terça-feira (26.maio) e riu ao ouvir um comentário de um apoiador a respeito da operação que teve o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, entre os alvos. A Operação Placebo, que apura desvios de verbas que deveriam ser usadas no combate à pandemia do coronavírus. No entanto, quando o Supremo Tribunal Federal, autorizou ontem (27.maio), buscas e apressão contra aliados de Bolsonaro, que são alvos em operação da PF que apura fake news e ataques contra ministros da Corte, Jair Bolsonaro reagiu raivosamente nesta 5ªfeira (28.maio) e disse que os investigados — que são seus apoiadores — não são "bandidos". Mesmo que esses tenham divulgado inúmeras fake news, ainda assim, não são criminosos, mesmo fake news sendo crime.  

— Não são bandidos, não são marginais, não são traficantes. Muito pelo contrário — disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro afirmou que foi um "dia triste", mas disse que será o "último".

— Mais um dia triste na nossa história. Mas o povo tenha certeza, foi o último dia triste — disse o presidente, acrescentando depois: — Repito, não teremos outro dia igual ontem. Chega. Chegamos no limite. Estou com as armas da democracia na mão. Eu honro o juramento que fiz quando assumi a presidência da República.

O presiente ataca o ministro Alexandre de Moraes que autorizou a operação da PF nesta quarta-feira (27.maio) que colocou deputados, blogueiros e empresários bolsonaristas na mira do Supremo. Irritado com a operação autorizada pelo STF que atingiu deputados da base e apoiadores, o presidente reuniu ministros nesta quarta-feira para definir uma reação à corte.

Bolsonaro disse nesta manhã que não irá admitir decisões tomadas de forma "quase que pessoal". Moraes também suspendeu a nomeação de Alexadre Ramagem para a direção-geral da Polícia (PF), outra decisão criticada fortemente por Bolsonaro. 

— Acabou, porra. Me desculpe o desabafo. Acabou. Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas, tomando de forma quase que pessoal certas ações. Ele foi aplaudido pelos apoiadores do cercadinho em frente ao Palácio da Alvorada.  

VEJA O VÍDEO 

 

 

Bolsonaro disse que o "gabinete do ódio", citado na decisão de Moraes, foi inventado e que um processo não pode ser aberto a partir de um "factoide". O nome se refere a um grupo de assessor da Presidência que supostamente participaria de um esquema de divulgação de ataques e notícias falsas.

— Inventaram o nome gabinete do ódio, alguns acreditaram e outros foram além, abrir processo no tocante a isso. Não pode um processo começar em cima de um factoide.

O presidente também criticou o ministro Celso de Mello por ter divulgado quase na íntegra a reunião ministerial do 22 de abril. Citando a lei de abuso de autoridade, Bolsonaro disse que "o criminoso não é" o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ou o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que tiveram falas na reunião criticadas. 

— A responsabilidade do que tornou-se público não é de nenhum ministro (do governo), é do ministro Celso de Mello. Eu peço pelo amor de Deus, não prossiga com esse tipo de inquérito, a não ser pela lei de abuso de autoridade, que está bem claro, que (infringe a lei) quem divulga vídeos, imagens ou áudios do que não interesse do inquérito. Está lá, um a quatro anos de detenção. O criminoso não é o Weintraub, não é o Salles, não é nenhum de nós. A responsabilidade de tornar público aquilo é de quem suspendeu o sigilo.

Bolsonaro disse estar à "disposição" para conversar com os presidentes dos outros Poderes e afirmou querer "paz".

— Estou à disposição para conversar hoje com o senhor Fux, que responde interinamente pelo Supremo, Davi Alcolumbre no Senado, Rodrigo Maia na Câmara. O que eu mais quero é paz. Tenho certeza que essas autoridades também querem isso daí.

*Com O Globo.