19 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

OPERAÇÃO CONTÁGIO

'Braço direito' de prefeita, procurador preso hoje não ficou nem 24h na cadeia

Gaeco encontrou munições contrabandeadas do Paraguai na casa do procurador-Geral de Dourados

A- A+

Braço direito da prefeita de Dourados Délia Razuk (PTB), o procurador-Geral do município de Dourados, no interior de Mato Grosso do Sul, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, preso nesta manhã de 4ª-feira (15.julho), não ficou nem 24h na cadeia. Ele pagou fiança de pouco mais de R$ 5 mil e foi para casa.  Sérgio foi preso após durante cumprimento de buscas na residência do procurador nesta manhã, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) encontrar pelo menos 16 cartuchos calibre 38, contrabandeados do Paraguai.  

O delegado Rafael de Souza Carvalho, responsável pela operação, disse que o procurador foi autuado em flagrante por crime contra o estatuto do desarmamento, que prevê pena de um a três anos de prisão mais multa. 

Sérgio também é ex-presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Gaeco foi a casa de Sérgio nesta manhã, pois ele é um dos cinco funcionários públicos suspeitos na operação, deflagrada hoje pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul para desvendar esquema envolvendo dispensa fraudulenta de licitação para compras de produtos e equipamentos voltados a enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Também são suspeitos: o secretário municipal de Fazenda Carlos Francisco Dobes Vieira; a servidora concursada Berenice Oliveira Machado de Souza e as funcionárias Nara Katiane Gomes Matoso, Camilla Barboza de Lima e Patrícia Damares da Silva. Por determinação do juiz da 2ª Vara Criminal de Dourados, todos foram afastados de suas funções por 90 dias.

Coordenada pelas 16ª, 10ª, 11ª e 17ª Promotorias de Justiça de Dourados e Gaeco a operação desta quarta-feira cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, além de 12 mandados com fixação de medidas cautelares criminais contra os investigados – servidores públicos e particulares.

Fonte: Dourados News.