28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Fraude em licitação

Câmara Municipal de Bela Vista afasta prefeito investigado por fraude

A- A+

Com 8 votos a favor e 3 contra, o atual prefeito de Bela Vista, cidade localizada na fronteira com o Paraguai, , Douglas Gomes (PP), foi afastado do cargo pela Câmara Municipal por 180 dias. Gomes é investigado em CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) por irregularidades em licitações.

Douglas Gomes era vice-prefeito e assumiu a cadeira em agosto do ano passado, após o afastamento do titular, Renato de Souza Rosa, encontrado morto com um tiro no peito em Jardim, no dia 29 de outubro de 2015.

A polícia concluiu que Renato cometeu suicídio. Os dois tinham sido eleitos em eleição suplementar em julho de 2013, após o eleito em 2012, Abraão Zacarias, ser cassado por uso irregular de meio de comunicação.

Irregularidade

A suposta fraude em uma licitação para locação de uma escavadeira hidráulica – no valor de R$ 7.705 – tinha sido publicada no site Bela Vista MS e foi reforçada no dia 18 de abril pela professora Fátima Peralta.

Em depoimento no plenário da Câmara, Fátima Peralta afirmou que o nome do filho dela, o empresário Mayckon Peralta, tinha sido usado indevidamente no certame e que até a assinatura dele havia sido falsificada.

Documentos publicados na imprensa local revelam também que a empresa vencedora da licitação, Christopher Patry Corbani dos Santos Pereira ME, não funciona no endereço informado no processo de licitação.

A empresa teria sido montada 45 dias antes de ser escolhida pela prefeitura para fornecer a máquina. No dia 12 de janeiro deste ano, Douglas Gomes assinou a dispensa de licitação, declarando a Christopher Patry como vencedora do certame, apesar de a empresa ter apresentado alvará de localização vencido.