24 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

ESTADUAL

Campanha de solidariedade movimenta a Rede Hemosul e traz esperança

A- A+

O Hemosul Coordenador ontem recebeu uma linda campanha de solidariedade. Vans vieram de Coxim com 57 participantes, soldados do 47º Batalhão da Infantaria de Coxim, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de vários integrantes da Polícia Rodoviária Federal que chegaram com seus carros ao Hemosul, na Capital, pela manhã, para doação de sangue e cadastramento de doadores voluntários de medula óssea em prol da Júlia, uma garota de 19 anos que luta pela vida contra uma leucemia no município de Coxim.

Salete Bell, chefe do Hemosul Coxim, afirma que "foi emocionante ver a mobilização de tantos doadores querendo ajudar. Ainda na unidade do município houve uma ação conjunta dos participantes para que todos pudessem vir efetuar a doação já com uma pré-triagem e com mais segurança de que daria certo. Comenta que recebeu uma ligação da mãe da Julia dizendo que esse ato foi uma gota de esperança a mais na luta da filha".

Esse ato de solidariedade emocionou pessoas no município e na Capital e hoje continuamos recebendo doadores que estão vindo motivados em ajudar pela causa da Julia e com isso abastecer nossos estoques.

"Sabemos que todas as doações são voluntárias, não direcionadas e ajudam a muitos pacientes que dependem desse ato para continuarem a viver. Campanhas como essa mobilizam de forma surpreendente e alcançam tanta gente, muito mais que imaginamos", comenta Marli Vavas, coordenadora-geral da Rede.

A movimentação no Hemosul Coordenador colaborou para que os estoques apresentassem uma melhora. Houve uma recuperação de algumas tipagens sanguíneas e hoje seguimos com o chamado para os tipos sanguíneos O Positivo e O Negativo, mas as doações devem continuar para que o estoque possa ser mantido.

A questão do sangue é um assunto de responsabilidade cidadã e cada vez mais pessoas e empresas se posicionam a favor da causa, com ações de incentivo pelas redes sociais e presenciais, que têm feito a diferença para o enfrentamento de uma época tão difícil como esta da pandemia. A solidariedade tem amenizado a crise e evitado consequências de grande proporção, que aconteceriam, caso não houvesse doações.

Com a mobilização de tantos, o movimento no Hemosul Coordenador e demais unidades melhorou significativamente no dia de hoje e é necessário que continue. Lembramos que esta é uma questão que exige constância para o atendimento da demanda dos hospitais públicos e privados de todo o estado que a rede Hemosul-MS abastece.

Hemosul Santa Casa

No mesmo ritmo da solidariedade, soldados do 3º Batalhão de Aviação do Exército de Campo Grande estiveram na unidade Hemosul Santa Casa para doar ontem. "A iniciativa foi muito relevante, pois precisamos cada vez mais de movimento em todas as nossas unidades, da Capital e do interior, para melhorar os estoques e poder contribuir com essa grande causa é gratificante", menciona Edilene Araújo", chefe do Núcleo Hemosul Santa Casa.

"Com atendimento no período matutino de segunda a sexta, tanto a unidade Hemosul Santa Casa como o Hemosul no Hospital Regional esperam os doadores para a coleta, com unidades novas e reformadas para atender da melhor maneira, da forma como o doador merece", comenta Erika Rosa, chefe do Núcleo no Hospital Regional.

Além disso, a Rede Hemosul MS conta com unidades de coleta diárias nos municípios de Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba, coletas quinzenais em Coxim e mensais em Corumbá, Naviraí e Nova Andradina. Também acontecem campanhas em vários municípios do interior, nos quais não há unidades de coleta.

Mudanças nos Prazos para Doação Pós Covid

Desde ontem a Rede Hemosul MS está praticando novos prazos para doação de sangue após se ter Covid. Estes prazos se amparam na nova Portaria divulgada do Ministério da Saúde Coordenadoria do Sangue em Brasília.

Outros critérios de doação de sangue e medula óssea, telefones, endereços e horários das unidades e demais informações podem ser acessadas pelo site www.hemosul.ms.gov.br

Por Mayra Franceschi gerência comunicação Hemosul

Fotos: Divulgação

Fonte: Governo MS