28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Política

Campão Cultural tem abertura oficial neste sábado, 27 de novembro

A- A+

Neste sábado (27), a partir das 19h, na Esplanada Ferroviária, acontece a abertura oficial do Campão Cultural - I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania, com duração de 14 dias de intensa programação em 20 locais e mais de 150 atrações artísticas espalhadas pela capital de Mato Grosso do Sul.

As atividades acontecem em vários espaços no centro de Campo Grande, em seis regiões da cidade envolvendo mais de 10 bairros e ainda nos distritos de Anhanduí e Rochedinho. Esse novo festival é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (Secic) e Fundação de Cultura de MS (FCMS).

Para Gustavo Cegonha, diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, "o Campão Cultural será um marco nessa grande retomada de eventos que estamos vendo em todo país, aqui no MS não seria diferente, com grande parte da população totalmente imunizada e também lembrando todos os protocolos de segurança, a cultura chegará para a população com espetáculos gratuitos, workshops e muitas atividades que trarão alegria nesse momento".

A programação mescla artistas de Mato Grosso do Sul e convidados de outros Estados, com nomes importantes da cena cultural contemporânea do País como Duda Beat e o rapper Djonga. O "Campão Cultural" tem um recorte multicultural, com atrações que transitam em segmentos como música, dança, teatro, artes visuais, patrimônio cultural, artesanato, literatura, audiovisual, circo, capoeira, graffiti, skate, cultura de rua, contação de histórias, moda e design, gastronomia, muralismo, arte indígena, afrobrasileira e LGBTQIA+.

Já o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, enfatiza que o festival é uma excelente oportunidade para interação do público com diversas frentes culturais. "O Campão Cultural já é um sucesso, sendo o grande encontro dos artistas com o público nesse caminho para retomada. São diversas atividades e neste sábado teremos a felicidade de fazer o lançamento com show do Atitude 67, um grupo que é daqui e hoje tem reconhecimento nacional", ressalta.

O Festival homenageia seis grandes nomes da cultura de MS: Mestre Galvão, Zé Pretim, América Cardinal, Jair Damasceno, Givago Oliveira e Aurélio Vinícius, eles terão um espaço especial durante a cerimônia, uma forma de lembrar esses profissionais que tanto contribuíram para nossa cultura.

Após a abertura oficial haverá show com Renato Jackson e Atitude 67.

 Ana Ostapenko, FCMS

Foto do destaque: Eduardo Medeiros

Fonte: Governo MS