24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

ELEIÇÕES 2022 | LULA

Cientista político é 'cortado' ao vivo ao dizer que o povo tem boas lembranças da 'era Lula'; vídeo

GloboNews inventou que a interrupção foi para noticiar algo, porém, o apresentador ficou perdido

A- A+

O cientista político Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi abruptamente interrompido ao comentar o governo Lula na noite desta terça-feira (14.dez.21) no programa “Em Pauta”, da GloboNews. 

Segundo Abrucio, há inúmeros fatores que favorecem Lula nesta disputa eleitoral nas eleições de 2022.  

“Primeiro a lembrança do seu período. Um pouco mais de 50% dos eleitores brasileiros são da classe D e E, essas pessoas têm a memória do governo Lula. Acabou aquela discussão antipetista. Esquece. Elas colocaram filhos na faculdade, tinham emprego, estabilidade de vida. E essas coisas estão acabando. Então, é isso que favorece o Lula. Aliás, uma segunda coisa que favorece bastante o Lula é que ele conseguiu entender o discurso que a população mais pobre quer”, dizia o professor.

Antes de prosseguir com seu raciocínio, no entanto, foi interrompido pelo jornalista apresentador Marcelo Cosme.

“Professor, muito obrigado, é que eu tenho que correr para Brasília, que tem uma informação que acaba de chegar. Agradeço muito sua ajuda. Grande abraço e boa noite para o senhor”, disse o jornalista, dispensando Abrucio.

Veja o vídeo: 

A interrupção foi feita sem uma devida nescessidade. Depois o GloboNews inventou que a interrupção foi para noticiar a eleição de Antonio Anastasia para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Muitas pessoas que estavam assistindo ao programa, no entanto, têm acusado a GloboNews de cortar o professor de forma deliberada por não querer expor uma análise positiva a Lula.

“Esse corte abrupto da @globonews no Fernando Luiz Abrucio (que por um acaso tava fazendo uma análise super positiva do Lula e de como o seu legado vai influenciar e o favorecer na eleição). ficou feião, @cosmemarcelo, nem disfarçaram… #empauta“, escreveu um internauta, em meio a inúmeros outros comentários do tipo.

O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) postou o vídeo que mostra o momento da interrupção em seu Twitter e teve a publicação compartilhada por Jean Wyllys, que escreveu: “Censura disfarçada. E desejo de ver seu propagação enganosa prosperar. O povo não é bobo, já chega Rede Globo: faça jornalismo e respeite nossa a inteligência alheia”.

A Globo cortou também esse trecho divulgado no MS Notícias. No GloboPlay há apenas parte da fala do cientista e não está inclusa esta análise feita pelo estudioso político.