15 de junho de 2021
Campo Grande 28º 15º

Política

Com estoques em estado de emergência Hemosul funciona em tempo integral no sábado

A- A+

As doações caíram muito durante a primeira semana de maio, fazendo com que os estoques estratégicos chegassem em situação de emergência total para as tipagens O - e crítico para O +.

Para manter os estoques e conseguir atender os hospitais de MS, o Hemosul Coordenador precisa de ao menos 180 bolsas de sangue por dia, e ontem (05), foram realizadas apenas 65 doações, um déficit de 63% em apenas um dia.

"Nós estamos passando por um momento crítico onde podemos chegar a não ter bolsas de sangue para atender as pessoas que precisam. A população precisa lembrar que doar sangue salva vidas e nesse momento de preocupação máxima com a saúde é importante exercer a solidariedade e nos mantermos unidos. Por isso contamos com vocês, doadores", apela a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Para estimular ainda mais as doações o Hemosul Coordenador, localizado na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, irá abrir de forma integral neste sábado (08), das 7h às 17h e vale ressaltar que todas as tipagens são importantes. O doador pode se sentir seguro, pois o hemocentro está tomando todas as medias de biossegurança como álcool gel, uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as cadeiras de espera e coleta, reforço na higienização do ambiente, além de passar pela triagem médica.

O Hemosul reforça que aos sábados não há necessidade de programar a coleta, basta comparecer à unidade tendo em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.

Mais informações estão disponíveis no site ou nas redes sociais do Hemosul -@hemosulms

Assessoria de Comunicação do Hemosul

Fonte: Governo MS