18 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Política

Comissões ouvem o ministro do Meio Ambiente nesta segunda-feira

A- A+
Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real
Vista aérea de uma parte da floresta queimada
Salles deve apresentar ações de combate às queimadas feitas pelo ministério

As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados recebem nesta segunda-feira (3) o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele vai explicar aos parlamentares as medidas adotadas pela pasta para reduzir o desmatamento e comentar a redução no orçamento do ministério.

Salles foi convidado a pedido dos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), Joenia Wapichana (Rede-RR), Coronel Tadeu (PSL-SP) e José Medeiros (Podemos-MT).

Capiberibe e Wapichana ressaltam que, apesar de dois anos consecutivos de aumento do desmatamento e das queimadas (9,5% em 2020 e 34% em 2019), "o governo propôs para o ano de 2021 o orçamento mais baixo dos últimos 21 anos para o Ministério do Meio Ambiente". Os parlamentares acusam o governo de "sufocar" a fiscalização com o corte orçamentário.

Já Coronel Tadeu quer explicações sobre o licenciamento de obras federais, como estradas, portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias, que são de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

A audiência será realizada no plenário 2, a partir das 13 horas.

Da Redação - ND