23 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Política

Comissão promove "Manifestos Culturais" nesta sexta-feira

A- A+
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Manifestos Culturais em comemoração ao Dia Nacional do Samba
Manifestos Culturais em comemoração ao Dia Nacional do Samba, em 2014

Canto de Passagem é o tema dos Manifestos Culturais que a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (7), às 9 horas, no plenário 8.

Foram convidados:

  • a representante do Povo Yawanawá Raimunda Putani Yawanawá;
  • a pastora Romi Márcia Bencke;
  • a ialorixá no Terreiro Ilè Asè Oyá, de Salvador, mãe Nívia Luz Pita;
  • o ator, diretor, produtor, autor e artista plástico Sérgio Mamberti;
  • o imunologista Gustavo Cabral Miranda, coordenador de pesquisas na USP-Vacinas, representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Enviarão vídeos para o evento  o pastor Luiz Henrique Vieira, o rabino Nilton Bonder, o professor Leonardo Boff e a monja Coen.

O requerimento é da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente da Comissão. Ela lembra que desde sua instalação, em 2013, o colegiado realiza os Manifestos Culturais e explica que a intenção é "ampliar o olhar sobre as pautas defendidas pela comissão por meio de diferentes linguagens, unindo os debates sobre a cultura com a expressão cultural em si".

"Foi através destas intervenções em caráter de manifesto que a referida comissão abriu a Casa para diversas reivindicações dos setores da Cultura, permitindo a defesa de suas pautas junto aos parlamentares", acrescenta.

Da Redação - CL