20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Concurso para agentes penitenciários sairá neste ano, promete Azambuja

O concurso tem como objetivo resolver o déficit no sistema priosional de MS

A- A+

Ainda este ano deverá sair o edital para concurso público de Agentes Penitenciários no Estado, com o objetivo de amenizar o déficit da categoria, dando mais condições de trabalho aos servidores. O anúncio foi feito após uma reunião entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) com a classe, na manhã de hoje.

O tucano, assim como o presidente do Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), André Luiz Santiago, ressaltaram na manhã de hoje que o maior problema é em relação a população carcerária no Estado, que chega a quase 13.500 presos, e apenas 1.473 agentes penitenciários, sendo que destes, 472 são destinados ao administrativo e o restante trabalham na segurança de custódia.

O aumento em oito anos da população carcerária foi de 50%, de acordo com o presidente e o aumento do efetivo não chegou a 10%. “Nós trabalhamos com uma caneta e um apito, nem colete balístico nós não temos”, disse.

A classe reivindica melhores estruturas de trabalho, equipamentos, melhores salários, além de um concurso emergencial para chamar em um primeiro momento 500 agentes penitenciários. O déficit de agentes  chega hoje a 2.000 e oMato Grosso do Sul possui a segunda maior população carcerária do Brasil.

O concurso e as melhorias foram prometidas. Azambuja determinou edital para abertura do concurso, porém não há número de vagas definido, já que deverá haver um levantamento para saber a condição financeira do Estado e quantas vagas comporta. As melhorias serão definidas com a categoria em um fórum.

Além disso, foi destacado pelo governados que novos presídios serão entregues nos municípios de  Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, e disse ainda que buscará ajuda com o governo federal para amenizar a situação, já que parte da dos presos são oriundos do tráfico de drogas, um problema nacional e lembrou que após o carnaval se encontrará com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso para uma conversa sobre o tema.

O governador aproveitou para dizer que o assassino do agente penitenciário Carlos Augusto Queiróz de Mendonça, 44, morto na última quarta-feira, foi preso pela Polícia Civil. O homem, segundo ele, possuía ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).