29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

ELEIÇÕES 2022

Contar celebra pesquisa com 3,43% de votos: 'Sou 3º lugar'

Empatado tecnicamente com Rose e Riedel

A- A+

A eleição para o governo de Mato Grosso do Sul em 2022 está indefinida. 76,21% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar sobre em quem vão votar em 3 de outubro para sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB), revelou a espontânea da pesquisa 1ª do Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul (Ipems), divulgada em 6 de julho pelo site Correio do Estado. 

Na mostra espontânea — quando não se apresenta os nomes dos candidatos ao eleitor — a Ipems revela que há 2 blocos de empates técnicos. 

O 1º bloco: Marquinhos Trad (PSD) liderando, com 7,14% das intenções. O ex-governador André Puccinelli (MDB) em 2º lugar com 6,15% das intenções. Veja, a margem de erro dessa pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Desse modo, Marquinhos e André estão empatados dentro da margem de erro.  

O 2º bloco: o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) em 3º lugar, com 3,46%. Em quarto lugar, o ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), com 3,27%. Em 5º lugar surge Rose Modesto (União Brasil), com 3,13%. Esses três também estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro.  

Fora dos blocos, em 6º lugar está Giselle Marques (PT), com 0,18%.  Luhara Arguelho (PSOL), não foi citada na pesquisa espontânea.  

A equipe do MS Notícias não conseguiu acesso a íntegra dessa pesquisa. Fonte: Correio do Estado

Por tratar-se de uma pesquisa espontânea, nomes que sequer se colocaram na disputa para governador apareceram na pesquisa, como, por exemplo, o do deputado estadual Coronel David (PL), com 0,08%, e do juiz aposentado Odilon de Oliveira (PSD), com 0,07%.  

PÓS-PESQUISA

Nesta quinta-feira (7.jul.22), 24h após a pesquisa, a equipe de pré-campanha de Contar distribuiu release à imprensa em que ele celebra estar em 3º lugar na espontânea e "com 10% das intenções de votos" na estimulada (veja abaixo). No texto ele ressalta: "E nem iniciamos nossa campanha".

Contar já foi orientado por Jair Bolsonaro (PL) a não "ser precipitado" levando à frente essa candidatura, entretanto, ele vem ignorando o aviso do ídolo.  

"Como não estar feliz? Sou 3º lugar na pesquisa espontânea para o Governo do Estado, tenho quase 10% na estimulada com pouco tempo de pré-campanha, sem parar o trabalho parlamentar, sem recursos públicos, sem ter a máquina do estado e da prefeitura, muito menos fundo eleitoral milionário e nem iniciamos nossa campanha. Mesmo contra tudo isso, estamos crescendo muito com a força do apoio voluntário, atendendo o que a população mais deseja: renovação, confiança e honestidade. 76% da população ainda não decidiu quem vai escolher para o governo do estado, nossa missão vai ser alcançar essas pessoas e mostrar que vamos fazer a diferença e fazer com que nosso Estado seja conhecido e reconhecido!", declarou Contar.

Mostramos no aqui no MS Notícias que apesar de Contar distribuir cartazes ao lado do chefe do Executivo, Bolsonaro sinalizou que não irá apoiar o peerretebista quando esteve em visita a MS neste mês. Naquela  oportunidade, o único a desfilar ao lado do presidente foi o tucano Eduardo Riedel.

Esses são Jair Bolsonaro e Eduardo Riedel quando chegavam ao residencial em Campo Grande nesta quinta-feira (30.jun.22). Foto: Tero QueirozEsses são Jair Bolsonaro e Eduardo Riedel quando chegavam ao residencial em Campo Grande nesta quinta-feira (30.jun.22). Foto: Tero Queiroz

No palanque no Jardim Canguru, na Capital, Bolsonaro avisou um apoiador de Contar que estava irritado: 

“Eu aproveito o momento para os jovens políticos. Aguardem a oportunidade, dê tempo ao tempo. Não se precipitem, não abrevie uma possível brilhante carreira política que você pode ter, por um momento. É como o casamento, paciência. Namore, fique noivo, se conheça bastante e partam para a felicidade eterna”, comparou.

Presidente Jair Bolsonaro, quinta-feira (30.jun.22), Campo Grande (MS). 

A mensagem foi direcionada a Contar que pleiteia o apoio do presidente para disputar o governo. Mas com sua fala, Bolsonaro indicou que, na verdade, Contar deve se unir ao PSDB por ambos serem bons.

“Na política não é diferente. É muito mais comum, no nosso meio, a tentativa de se destruírem do que somarem, mas eu tenho a certeza, que isso está mudando com o tempo, e tenho a certeza que Mato Grosso do Sul não será diferente e que mais cedo ou mais tarde a união dos bons fará grande o nosso Mato Grosso do Sul”, apostou o mandatário. 

Presidente Jair Bolsonaro, quinta-feira (30.jun.22), Campo Grande (MS). 

Logo após essas falas, porém Bolsonaro participou de uma motociata organizada por justamente Capitão Contar.  

Capitão Contar (PRTB) está em pé sobre a moto (camiseta marrom). Jair Bolsonaro (PL) a frente . Foto: Tero Queiroz.  Capitão Contar (PRTB) está em pé sobre a moto (camiseta marrom). Jair Bolsonaro (PL) a frente . Foto: Tero Queiroz.  

ESTIMULADA 

A equipe do MS Notícias não conseguiu acesso a íntegra dessa pesquisa. Fonte: Correio do Estado

Na pesquisa estimulada — quado aos nomes são apresentados ao eleitor — o ex-governador, André Puccinelli (MDB), lidera com 27,32% das intenções de voto. O ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) vem em 2º lugar, com 23,03% das intenções.  

Em 3º lugar, está a deputada federal Rose Modesto (União Brasil), com 14,48% da preferência do eleitorado do Estado. Em 4º lugar está o deputado estadual bolsonarista Capitão Contar (PRTB), que tem 9,86% das intenções.  

Na pesquisa Ipems estimulada, Riedel aparece com em 5º lugar, com 9,15% das intenções de votos. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,40 pontos porcentuais, para mais ou para menos, ele está tecnicamente empatado com Capitão Contar.  

A advogada Giselle Marques (PT) tem 2,57% das intenções de voto, e Luhhara Arguelho (PSOL), 1,10%. Ambas também em empate técnico.  

A pesquisa Ipems/Correio do Estado foi realizada nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 26 de junho e 2 de julho. Foram realizadas 1.665 entrevistas. A margem de erro é de 2,40 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança (a possibilidade de retratar a realidade) é de 95%.  

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-04652/2022 e obedece à Resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento custou R$ 15 mil e foi pago pelo CPF/CNPJ: 03119724000147 - Correio do Estado Ltda (íntegra).

ALIAÇÃO PSDB E PL 

Capitão Contar já disse que não acreditava que Bolsonaro iria fazer uma aliança com PSDB em MS em favor da candidatura de Tereza Cristina (PP).  

"Não tem por que, Bolsonaro fazer algo que respingue em sua eleição, correndo o risco de se aliar com quem não condiz com suas bandeiras. Antes de fazerem essas especulações infundadas e de tentar colocar Bolsonaro num palanque tucano, deveriam pensar no Presidente, pensar no Brasil. Qualquer ato equivocado coloca em risco uma campanha importante para todos os brasileiros", disse o peerretebista em reportagem de 24 de junho no MS Notícias.