28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Política

COVID-19 faz Prefeitura suspender ponto facultativo de 1º de abril

A- A+

Para evitar picos de novos casos Covid-19 Prefeitura de Ponta Porã suspendeu o ponto facultativo de quinta-feira, dia 1º de abril, mantendo apenas o feriado nacional que acontece na Sexta-feira Santa, dia 2 de abril.

Nos últimos meses, os feriados prolongados costumam ser motivos de aglomerações e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã constatou que aumenta o número de novos casos positivos de Covid-19.

Para evitar a circulação de pessoas e do vírus, em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, decidiu não decretar feriado municipal na quinta-feira que antecede a Sexta-Feira Santa.

Há uma preocupação grande em decorrência da decretação da semana de feriados na Capital com o aumento de pessoas no comércio da fronteira.  . Um grande shopping  da vizinha Pedro Juan Caballero, por exemplo, estava com seu pátio praticamente lotado. Informações colhidas extraoficialmente, indicaram grande número de turistas. Na rede hoteleira e de alimentação de Ponta Porã, houve aumento do fluxo de pessoas de outros municípios do Estado.

A Cidade de Ponta Porã sempre foi voltada ao turismo de compras, devido a sua localização na fronteira com o Paraguai. Nos últimos anos, também cresceu o número de moradores por conta dos acadêmicos de medicina, que se deslocam de outras partes do Brasil para frequentar as faculdades paraguaias.

A soma do turismo com os jovens acadêmicos acaba gerando um enorme fluxo de pessoas circulando livremente de um lado para outro da fronteira, contribuindo para o aumento da transmissão dos casos de Covid-19.

"Neste momento, a UTI está 100% lotada com 27 dos 30 pacientes intubados. Estamos com 100% de nossa capacidade utilizada. Não é hora para turistas visitarem a fronteira", afirma o prefeito Hélio Peluffo, ressaltando que em outra oportunidade todos serão muito bem-vindos e muito bem recebidos, como sempre foram.

Até a tarde desta segunda-feira, Ponta Porã registrava 4.982 casos confirmados de Covid-19 e 106 óbitos.

* Assessoria de Comunicação