19 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Política

Covid-19: O que fazer se você não se sente bem?

A- A+

 Antes de tudo, saiba quais são os principais sintomas da covid-19. Os sinais mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca, falta de ar e cansaço. Outros sintomas menos comuns mas que podem surgir em algumas pessoas são perda do olfato ou do paladar, dor de cabeça, garganta inflamada, congestão nasal, vermelhidão nos olhos, diarreia ou manchas vermelhas na pele.

 Fique em casa e se mantenha em isolamento mesmo que você tenha sintomas leves como tosse, dor de cabeça ou febre baixa até você se recuperar. Ligue para seu médico ou procure orientações com a secretaria de saúde local. Peça a alguém para lhe trazer mantimentos. Se você precisar sair de casa ou ter alguém próximo a você, use uma máscara cirúrgica para evitar contaminar outras pessoas.

 Se você tem febre, falta de ar ou dificuldade para respirar, cansaço ou dificuldade para se mover ou falar, procure imediatamente por assistência médica. Se possível, antes de ir a um posto de saúde ou hospital, telefone para se informar sobre como proceder e siga as instruções da secretaria de saúde local.

Fonte: Organização Mundial da Saúde

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)