28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Sumiço de vacinas

CPI das Vacinas confirma oitivas com Butantan e SES

A- A+

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o sumiço de vacinas contra o vírus H1N1 faz suas primeiras oitivas na próxima quarta-feira (29), as partir das 15 horas. Estão confirmadas as presenças do diretor Dr. Marcelo De Franco, do Instituto Butantan, e da coordenadora de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Kátia Mougenot.

O instituto, sediado em São Paulo e responsável por produzir as vacinas contra a gripe oferecidas na rede pública, será questionado, dentre outros assuntos, sobre a declaração do secretário de saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, que relatou em entrevistas para a imprensa que alguns frascos teriam vindo com oito doses ao invés de dez.

Até ontem, foram 18 mortes registradas em Campo Grande por conta da gripe A. Em Mato Grosso do Sul, segundo a SES, o número de confirmações da doença já é de 324. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a campanha cobriu 91,24% do público alvo, sobrando 32.381 doses de vacina contra a gripe H1N1 com destinação incerta, de um total de 195 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

Os vereadores Alex do PT (presidente), Dr. Livio (relator), Chiquinho Telles, Vanderlei Cabeludo e Engenheiro Edson ainda encaminham na segunda-feira (27) novos ofícios para coleta de dados. Até o momento, Butantan, SES e Polícia Civil já compartilharam informações com a CPI.

A comissão ainda aguarda a confirmação de uma videoconferência no dia 1º de julho, com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues. (Com Assessoria)