29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Debates sobre gestão e proteção do Pantanal serão realizados em Campo Grande e Cuiabá

A- A+

Um ciclo de debates será realizado na próxima segunda-feira sobre a política de gestão e proteção do Bioma Pantanal às 15 horas na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O evento é uma solicitação dos senadores Delcídio do Amaral (PT/MS) e Blairo Maggi (PR/MT), pela Comissão de  Meio Ambiente do Senado com intuito de realizar a discussão na Capital e também em Cuiabá/MT.

“Vamos reunir autoridades federais, estaduais e municipais, ambientalistas, representantes da  classe empresarial, entidades educacionais e  diferentes segmentos da sociedade para debater alternativas que permitam gerir os recursos disponíveis naquele que é considerado um dos biomas mais importantes do planeta, com a preocupação primordial de preservá-lo”, explica o senador Delcídio.

O dois parlamentares ressaltaram através da Comissão apresentada em fevereiro, que a Constituição Brasileira, em seu Capítulo VI, artigo 225, § 4º, reconhece o Pantanal como patrimônio nacional, e que sua utilização se fará, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

“O maior desafio do Pantanal, portanto, é conciliar a crescente demanda de desenvolvimento econômico e social enquanto conserva a biodiversidade e provê serviços ecossistêmicos essenciais. Tais desafios devem estar alinhados com o desenvolvimento de novos paradigmas econômicos, que requerem, além de conhecimento científico e novas tecnologias,  modelos de negócios inovadores para valorizar o capital natural e induzir mudanças culturais”, afirmam Delcídio e Blairo.

Os parlamentares acreditam que para dar conta desse enorme desafio de conciliar os diversos potenciais, interesses e usos consolidados do Pantanal é imperativo que ele esteja amparado por um marco regulatório que leve em consideração toda a sua diversidade ambiental e cultural, suas diferenças regionais, e os interesses dos diversos segmentos sociais que ali vivem e dele dependem para a sua sobrevivência.

“A realização de um Ciclo de Debates sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal é de extrema relevância, pois é imperiosos discutir uma nova proposta de marco legal para o  bioma, contemplando as lacunas já identificadas e avançando na discussão sobre os aspectos técnicos e legais. Desta forma será possível construir uma legislação que  assegure a conservação do Pantanal, suas paisagens, biodiversidade e serviços ambientais, bem como a preservação da cultura regional e o desenvolvimento econômico e social do bioma a  longo prazo”.

Dany Nascimento