29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Política

Deputada pede inclusão de grávidas e lactantes em prioridade de vacinação

A- A+

A deputada Mara Caseiro (PSDB) defendeu durante a sessão desta quinta-feira (22) a inclusão de mulheres grávidas e lactantes (que amamentam), na lista de pessoas com prioridade de vacinação contra a Covid-19.

A parlamentar disse que o pedido foi incentivado por membros da Defensoria Pública e do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, que trouxeram a preocupação à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com dados de 22 óbitos de maternos só em 2021. 

"Enquanto no ano passado foram apenas três mortes. Dos 22 óbitos em todo o estado, 14 foram em decorrência à Covid-19. Então estamos fazendo esse pedido, com a preocupação que é de todos nós. Já há indicação do Ministério da Saúde orientando para que as mulheres façam planejamento familiar e evitem engravidar nesse momento de pandemia, mas a gente sabe que acontece, então que sejam inclusas no grupo prioritário. As que já estão grávidas, precisamos cuidar delas", reiterou a deputada.

Mara Caseiro relembrou que em Campo Grande as gestantes já foram vacinadas e disse que no primeiro dia de abertura do cadastro 800 gestantes se inscreveram. "Então na semana que vem devo apresentar um projeto de lei para ampliar a vacinação a todo o Estado", anunciou a deputado que teve apoio de outros deputados para coautoria. 

Projeto de Lei

Ainda na sessão de hoje, a deputada apresentou o Projeto de Lei 106/2021, que visa declarar de Utilidade Pública Estadual a Associação Comunitária Olimpio Vargas, no Município de Maracaju. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).