23 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

LIDIO LOPES

Deputado aprova Lei que permite que animais visite os donos em hospitais de MS

Visita de animais de estimação pode auxiliar na recuperação do paciente

A- A+

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, aprovou ontem, terça-feira (23), um projeto um tanto curioso, proposto pelo deputado estadual Lidio Lopes (Patri). Trata-se de Lei que permite a visitação de animais domésticos e de estimação de pacientes que estejam internados em hospitais públicos e privados, bem como conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), em MS. 

Aprovado, o projeto se apoiou no sentido de Terapia Assistida com uso de animais, usada como procedimento para tratamento de doenças, no âmbitos físicos e psicológicos. O intuito é levar alegria e bem estar ao paciente em tratamento. Para o animal visitar o dono, haverão algumas regras a serem observadas, estas designadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Será necessária a verificação da espécie animal, prévia autorização expedida pelo médico responsável e laudo de saúde veterinária. 11 deputados aprovaram o texto. Apenas Cabo Almi (PT), Eduardo Rocha (MDB), Londres Machado (PSD), Jamilson Name (PDT), João Henrique (PR) e Pedro Kemp (PT) posicionaram-se contra a proposta.

JUSTIFICATIVA 

No documento do Projeto de Lei 45/2019, Lídio Lopes, usa como exemplo grandes centros de tratamento, dentre eles o Hospital Albert Einstein, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, esses de São Paulo; a Apae de Nova Iguaçu e a Casa Abrigo Betel, ambas no Rio de Janeiro, instituições que já permitem a entrada de animais dos pacientes para auxiliar na recuperação. 

Esse procedimento é conhecido como Terapia Assistida por Animais (TAA), e já é utilizada em grande hospitais de tratamento intensivo nos Estados Unidos. Propostas semelhantes a de Lidio também já tramitam na unidade federativa em favor de outros estados.