16 de setembro de 2021
Campo Grande 32º 21º

Política

Deputados elogiam iniciativa que pretender zerar filas de cirurgias eletivas

A- A+

Os deputados estaduais usaram a tribuna virtual durante sessão desta terça-feira (14) para elogiar projeto de lei enviado hoje pelo Poder Executivo, que pretende contratar empresas públicas e privadas de Saúde para zerar as filas de cirurgias eletivas e exames, que ficaram prejudicados com a pandemia do coronavírus.

O assunto foi puxado pelo deputado Pedro Kemp (PT), que disse fazer oposição responsável, elogiando quando a medida vai ao encontro com os anseios daqueles que o elegeu. "Hoje o governador veio à ALEMS entregar esse projeto, que não mais segue o modelo da Caravana da Saúde, com mutirões em carretas, muitas vezes sem todos os recursos para o atendimento completo e necessário. Então esse novo jeito de contratação tenho certeza que terá um serviço de melhor qualidade, porque estão mais bem equipados e com mais segurança para quem terá que se submeter. Na Caravana gastava muito dinheiro e ela ia embora. Agora esse recurso vai fortalecer esses hospitais", considerou Kemp.

O parlamentar aproveitou a fala para também fazer uma crítica à possível transferência de administração dos hospitais públicos de Três Lagoas e Dourados a empresas privadas, também anunciada pelo chefe do administrativo aos deputados. "As empresas assumem a um custo elevado e acompanhamos notícias de muitas vezes até ter desvio de recursos, a exemplo de Ponta Porã, com processos de irregularidades. Temos essa preocupação, mas é claro que é uma decisão do Governo, que tem competência para fazer esse tipo de contratação, mas nós aqui na ALEMS temos o dever de acompanhar e fiscalizar as ações do Governo. Sou defensor da administração direta do Estado, por ser um sistema essencial e a pandemia mostrou o quão é importante o serviço de Saúde", explicou o deputado Pedro Kemp.


Líder do Governo, Mara Caseiro, também elogiou a medida

Com a pandemia, a demanda por leitos aumentou. Com isso, a líder do Governo na Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB), disse que a medida é acertada. "Fazer uma caravana nesse novo modelo vai ser muito importante, porque são muitas cirurgias na fila e as pessoas estão desesperadas nos municípios, que por sua vez pedem auxílio porque não conseguem resolver sozinhos. Esse novo modelo vai permitir um controle maior e acessibilidade maior também. Quanto às contratações aos hospitais entendo que hoje também seria a maneira mais eficaz de administrar hospitais", ponderou a deputada.

O deputado Zé Teixeira (DEM) concordou o novo projeto para zerar as filas de cirurgias. "Concordo 100% com essa medida, é o caminho certo para resolver esse represamento. Estamos no caminho certo", disse o parlamentar. Saiba mais sobre este e os demais projetos apresentados pelo Governo do Estado em reunião na ALEMS clicando aqui.