29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

ELEIÇÕES 2020 | EUA

Desesperado, filho de Trump compartilha vídeo fake sobre cédulas eleitorais

As autoridades do estado da Virginia emitiram comunicado informando que o conteúdo do vídeo é falso

A- A+

O filho de Donald Trump, Eric Trump, divulgou vídeo de homem colocando fogo em um saco plástico que estaria cheio de votos a favor do atual presidente dos Estados Unidos da América (EUA). O conteúdo, no entanto, é comprovadamente falso. O Twitter apagou a postagem do filho do magnata, que neste momento está em desespero pois perde as eleições para o Democrata, Joe Biden. 

As imagens mostravam um homem queimando um saco plástico cheio de papeis que, segundo sua postagem, dava a entender que seriam 80 cédulas eleitorais, “todas para o Trump”. O vídeo, na verdade, foi filmado dias atrás e o saco que aparece na gravação continha cédulas de testes anteriores às eleições.

As autoridades do estado da Virginia emitiram comunicado informando que o conteúdo do vídeo é falso e, por isso, a postagem foi excluída do microblog. Já no Facebook, onde o conteúdo foi compartilhado em algumas páginas de apoio ao republicano, o vídeo segue podendo ser visto acompanhado de um aviso de que se trata de “conteúdo falso”.

As redes de apoio trumpistas chegaram a dizer que há indícios de que 10 mil votos irregulares tenham sido recebidos no estado de Nevada. Crucial na decisão do próximo nome a ocupar a Casa Branca, o estado retomou a apuração das urnas.

A estratégia de atuação da família de Trump no Twitter e nas redes sociais é muito semelhante ao que ocorre no Brasil. Os filhos de Jair Bolsonaro são conhecidos pela disseminação de fake news — o que motivou, inclusive, uma abertura de CPI no Congresso Nacional.