28 de outubro de 2020
Campo Grande 28º 21º

ELEIÇÕES | ANASTÁCIO

Disputa tem fogo cruzado entre prefeito, ex-prefeito e novata bolsonarista

Pesquisa Ranking indica emedebista Douglas com vantagem sobre do tucano Nildo e da pesselista Adriana

Cerca de 18 mil eleitores de Anastácio (eram 17.976 até 31 de agosto passado) terão três chapas majoritárias para escolher na disputa sucessória em novembro. Duas candidaturas são bem conhecidas no município, a do atual prefeito, Nildo Alves de Albres (PSDB), e a do ex-prefeito Douglas Figueiredo (MDB). A terceira opção é uma estreante nesse tipo de confronto, a professora, assistente social e gestora de Trânsito, Adriana Elias (PSL).

Por enquanto o páreo que mais chama as atenções é disputado por dois políticos experientes. Nildo é prefeito pela terceira vez e tenta o quarto mandato. Douglas administrou a cidade duas vezes, a primeira quando era vice e teve que substituir o titular, Cláudio Valério, que morreu em 2010 com problemas cardíacos. Adriana corre por fora e briga na esperança de ser a terceira via para o eleitorado.

As pesquisas mais recentes indicam o ex-prefeito como líder das intenções de voto, favoritismo reforçado pela avaliação administrativa pouco estimulante do atual. O Instituto Ranking fez uma consulta no final de agosto (entre 26 e 29, com 400 eleitores e registro MS-08870, adotando 95% de intervalo de confiança e margem de erro em 4,85% para mais ou para menos). 

Os resultados na  espontânea traziam Douglas com 19,50%, Nildo com 13,50% e Adriana em sexto com 0,50%. Na estimulada a diferença de Douglas aparecia mais distante de Nildo (40% contra 25,50%), ao passo que Adriana vinha no patamar de 1,50%. Na primeira e na segunda amostragem os indecisos, brancos, nulos e os que não responderam eram 57% (espontânea) e 6,75% (estimulada), respectivamente. O tucano aparecia com a maior rejeição (26,50%), com Douglas em segundo (10%) e Adriana em sexto (2%).

As chapas estão oficializadas. Nildo tem como candidato a vice o ex-vereador e seu concorrente nas eleições de 2016, Laércio Valério (PDT). Em chapa pura o MDB vem com Douglas Figueiredo e o médico Ricardo Carpejani. Por sua vez, Adriana Elias escolheu o empresário Neílson Miranda de Oliveira.