19 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

EIS A VERDADE

É #FAKE suposta fala de Winston Churchill compartilhada por filhos de Bolsonaro

Frase atribuída ao primeiro-ministro britânico já circulou há dois anos em uma outra versão como sendo de José Saramago. Ela não foi dita por nenhum dos dois.

A- A+

Circula nas redes uma mensagem que diz que o primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill, que lutou contra o regime de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, é autor da frase: "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas". É #FAKE.

A afirmação falsa já circulou anos atrás e no exterior. E a International Churchill Society (ICS), entidade fundada para preservar a memória do político, em 1968, após sua morte, inclusive, já a desmentiu.

Em agosto de 2018, o governador do Texas, Greg Abbott, a publicou no Twitter. A ICS o corrigiu, dizendo que a frase não está entre as documentadas como sendo de Churchill, e esclarecendo também que o primeiro-ministro era crítico de modelos políticos extremos, como o comunismo e o fascismo.

Abbott deletou o tuíte, mas, em discurso, defendeu a tese contida nele. Desde então, veículos de comunicação vêm esclarecendo que o aforismo não é de autoria de Churchill. Agências internacionais de checagem, como Snopes e Politifact, também já publicaram desmentidos. O National Churchill Museum diz que não há essa frase entre as 15 milhões de palavras catalogadas do político.

No Brasil, a publicação foi impulsionada pelo senador Flavio Bolsonaro e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente Jair Bolsonaro. Eduardo escreveu no Twitter: “Winston Churchill, o primeiro-ministro do Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial. Mais profético impossível!” Ao lado, aparece uma foto de Churchill.

As postagens foram feitas neste domingo (31.maio), dia em que manifestações antifascistas e pró-democracia foram realizadas pelo país. A intenção era desqualificar os atos, de oposição ao presidente. A publicação de ambos ainda está no ar, apesar de o desmentido da ICS ser de quase dois anos atrás. Várias outras pessoas também compartilharam a frase atribuída falsamente a Churchill nas redes.

Frase parecida já havia sido atribuída, também em 2018, na Espanha e no Brasil, ao escritor José Saramago. O então senador Lindbergh Farias tuitou, em abril daquele ano: “Os fascistas do futuro não vão ter aquele estereótipo do Hitler ou Mussolini. Não vão ter aquele jeito de militar durão. Vão ser homens falando tudo aquilo que a maioria quer ouvir”.

A Fundação José Saramago também teve de esclarecer: “A mencionada frase não foi escrita ou dita por José Saramago”.