29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Plano Estadual de Educação

Em Brasília, governador busca apoio do MEC para reformas de escolas e formação de professores

A- A+

Dando sequência a uma série de reuniões em Brasília (DF) que objetivam investimentos federais em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja se reuniu na manhã desta terça-feira (7) com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, para buscar apoio no cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), como reforma de escolas e formação continuada de professores.

De acordo com o governador, parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Governo do Estado, com investimentos na estrutura das escolas e na formação continuada dos profissionais da educação, é necessária para que as práticas pedagógicas desenvolvidas sejam inovadoras e tenham sempre como foco a aprendizagem dos alunos.

Com esse propósito, foram apresentadas duas demandas ao ministério. A primeira trata da formação continuada oferecida aos profissionais da educação: docentes da Educação Básica, da Educação para Jovens e Adultos (EJA), da Educação Especial, das escolas indígenas e quilombolas e funcionários administrativos.

A proposta é possibilitar a formação continuada de mais de 26 mil profissionais com foco nas práticas e metodologias inovadoras; resultados de avaliação e indicadores; projeto político-pedagógico e plano de ações; atendimento especializado; direitos humanos; prevenção de doenças; combate ao alcoolismo e ao uso de drogas; promoção de saúde e outros.

A segunda demanda consiste na garantia do acesso à educação aos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) por meio de três ações: reforma geral de 70 escolas que estão em condições ruins de uso, garantindo assim ambientes acessíveis e preparados para o atendimento ao aluno; ampliação de 81 escolas, com construção de bibliotecas, salas de tecnologia, refeitórios salas de aula, cozinhas, auditórios e outros ambientes; e repasse complementar para o transporte escolar, uma vez que as chuvas intensas iniciadas em dezembro de 2015 deixaram muitas estradas sul-mato-grossenses intransitáveis.

Novos encontros

Os encontros do governador Reinaldo Azambuja com autoridades federais seguem na tarde de hoje, com possibilidade de reunião com o ministro das Cidades, Bruno Cavalcante de Araújo.