25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

ELEIÇÕES 2022

Em cima da hora, Doria renuncia ao governo e decide concorrer à presidência

O movimento de Doria de continuar na disputa pela sucessão presidencial acontece após uma parte do PSDB ter afirmado que o político estava considerando permanecer como governador

A- A+

Foi bem 'em cima da hora', na tarde desta quinta-feira (31.mar.22) que João Doria deu mais uma cartada política. Mais cedo mostramos no MS Notícias que o tucano havia anunciado que desistiria de concorrer à presidência, nesta tarde, porém, ele recuou da ideia de desistir. Nesta mesma quinta-feira, Sergio Moro saiu do jogo, concomitando com a decisão do tucano. 

Dessa forma, quem assumirá a administração do estado será o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que figura como pré-candidato a eleição estadual para tentar manter o PSDB no comando do governo paulista.

O movimento de Doria de continuar na disputa pela sucessão presidencial acontece após uma parte do PSDB ter afirmado que o político estava considerando permanecer como governador e disputar a reeleição em São Paulo, desistindo assim de disputar a eleição ao Palácio do Planalto.

Em seu discurso de saída do cargo, o tucano agradeceu ao vice Rodrigo Garcia (PSDB), a quem chamou de “amigo, parceiro, leal” e enalteceu o seu sucessor: “O Rodrigo foi nosso CEO. Ao longo desses três anos e três meses, São Paulo teve a honra de ser governado por dois governadores”. Doria também elogiou o presidente da Assembleia Legislativa de SP, Carlão Pignatari (PSDB), o ex-presidente da ALESP, Cauê Macris (PSDB), e o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. O ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morto em 2021, também foi homenageado no discurso. Doria também agradeceu à sua esposa, Bia Doria e aos filhos, dizendo que a família é seu porto seguro.

Emocionado, Doria relembrou seu pai e citou uma carta que ele escreveu para a sua mãe ao ir para o exílio durante a Ditadura Militar. O tucano também repudiou as comemorações ao golpe, que hoje completa 58 anos. Doria também criticou o negacionismo e os ataques à Democracia.

O discurso de renúncia foi feito no 4º Seminário Municipalista e 64ª edição do Congresso Estadual de Municípios, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, Doria foi aclamado como “o futuro Presidente da República”. Após um discurso inflamado do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, o governador pareceu emocionado ao abraçar o colega.

Também estiveram no evento o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, além de deputados federais e outras lideranças tucanas.

Em seu discurso, Rodrigo Garcia enalteceu João Doria e disse que a administração estadual escolheu o lado certo no enfrentamento à pandemia e que os problemas de São Paulo e do Brasil não são resolvidos com ideologia.