28 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

Fantástico

Ex-presidente da Assembleia é denunciado em rede nacional por esquema de corrupção

A- A+

O esquema entre o Legislativo e gráficas acabou virando destaque nacional e será detalhado no programa da Rede Globo Fantástico, que será exibido no próximo domingo.

Segundo detalhes da investigação do Ministério Público Estadual, em depoimento ao MP, o empresário dono de gráfica disse que o então deputado, ex-presidente da Assembleia, em setembro de 2012, o orientou a procurar o então secretário-geral da Assembleia para saber como vencer licitações.

Conforme depoimento do empresário, as gráficas ficavam com 25% do valor e voltava o restante para Assembleia.  Apesar de o material supostamente nunca ter sido entregue na quantidade contratada, o MP afirmou que os valores teriam sido pagos integralmente ao ex-deputado.

O depoimento do empresário serviu de base para várias ações civis por ato de improbidade administrativa e uma ação criminal.

O ex-deputado estadual disse "estranhar" o foco de uma reportagem que será exibida no Fantástico, da Rede Globo, no domingo, a respeito de um suposto esquema de corrupção envolvendo gráficas na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado.

“Me admira muito focarem essa questão em mim. Tem alguma coisa estranha aí, que uma hora será desvendada. Eu estive os últimos seis anos na presidência, mas presidente não ordena despesa, presidente não cuida da parte administrativa. Então, o que me conforta é saber que uma hora essa mentira será desvendada”, afirmou.

Na chamada da reportagem, o ex-deputado José Riva (PSD), ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, é classificado como o “homem que responde a mais de 100 processos”.  “Todo mundo sabe o que são esses mais de 100 processos: era um só, que foi fragmentado. E já reverti alguns, entre eles o que me afastou da presidência da Assembleia. Espero que tenhamos, a partir de agora, oportunidade de produzir provas nesses processos”, se defende.