29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Troca de comando

Ex-presidente Lula assume Casa Civil na tentativa de 'salvar governo'

A- A+

O ex-presidente Lula vai assumir o cargo de ministro chefe da Casa Civil no lugar do ministro Jacques Wagner. A informação foi confirmada pela presidente Dilma Rousseff há pouco em nota.

Assim que assumir a Casa Civil, o ex-presidente Lula passa a ter foro privilegiado e as investigações envolvendo o petista ficam sob jurisdição do Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais nas mãos do juiz federal Sergio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato.

Lula está reunido com presidente Dilma Rousseff (PT) desde início da manhã desta quarta-feira (16) no Palácio do Planalto, e deve se reunir nas próximas horas com líderes do PMDB na tentativa de segurar o maior número de parlamentares do partido na base aliada. 

A entrada de Lula na Casa Civil tem sido vista por petistas como a última tentativa de salvar o governo Dilma diante da crise atual e evitar o impeachment da presidente. Outro mudança que deve acontecer com chegada do ex-presidente é em relação à política econômica. Lula defende ajuste fiscal, porém, não o mesmo pleiteado por empresários e investidores do mercado. A ideia do ex-presidente e seus aliados é usar títulos da da União no exterior para amenizar dívida pública e resgatar crescimento da economia com novos investimentos. Essa possibilidade fez com que Ibovespa sofresse queda de mais de 3% de ontem para hoje.

Outro problema que Planalto deve enfrentar nos próximos dias é movimentação da oposição. Alguns líderes da oposição no Congresso haviam anunciado intenção de acionar a Justiça contra nomeação de Lula como ministro. 

*Matéria editada às 15h16 para correção de informação.