16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Política

Formação técnica no ensino médio é tema de estudo abordado no MS em Pesquisa

A- A+

A nova edição do "MS em Pesquisa", da TV Assembleia, traz uma pesquisa de doutorado, realizada na Universidade Católica Dom Bosco, que investigou o impacto nos alunos das exigências do trabalho no sistema capitalista e a formação escolar voltada ao mercado. A tese foi da pesquisadora Sofia Urt Frigo, entrevistada da edição.

O currículo do ensino médio tem sido discutido no país há tempos, tanto que muito se fala em um novo médio que priorize também o aprendizado mais técnico. Um dos objetivos da pesquisa foi entender o que pensam os estudantes sobre isso. Para isso, rodas de conversa foram feitas com estudantes do terceiro ano do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de Três Lagoas.

Sofia indica em sua pesquisa que não se trata de condenar uma formação mais técnica, mas que uma formação que também priorize o pensar e o refletir é tão importante quanto para a construção de cidadãos atuantes na sociedade. Confira esta e outras edições do programa no Canal 9 da Claro Net TV, e também no canal oficial do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.