19 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Política

Futuro transformado pela educação, avaliam prefeitos sobre o Programa MS Alfabetiza 

A- A+

A oportunidade de ter o futuro transformado pela educação foi o ponto em comum enfatizado por representantes dos municípios sul-mato-grossenses durante o lançamento do Programa MS Alfabetiza lançado ontem (25) pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação (SED). 

"Será um grande avanço, tenho certeza que isso colocará muito mais conhecimento nas cabeças das nossas crianças e no futuro poderão competir no mercado de trabalho mais bem preparadas. A educação é a chave de tudo é a chave do sucesso. É através da educação e do conhecimento que a gente diminui as desigualdades sociais", avaliou o prefeito de Deodápolis, Valdir Sartor. 

O prefeito de Jaraguari, conhecido como Edson da Farmácia, representou a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, e destacou a atenção do Governo do Estado em áreas distintas. "A cada momento nós vemos que MS contempla em todos os setores. Esse é um programa muito gratificante às nossas crianças e aos nossos municípios. Isso é fazer política, trabalhar para a população e mostrar que o nosso País é um País que tem jeito, e a política é capaz de mudar um País e um Estado, assim como tem mudado Mato Grosso do Sul". 

"(...)a política é capaz de mudar um País e um Estado"

Na avaliação do prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni, a parceria entre Estado e municípios torna o programa ainda mais sólido, pois a educação é feita em rede. "É muito importante a capacitação dos professores, a alfabetização desses alunos com ferramentas adequadas e material pedagógico. Em São Gabriel atendemos aproximadamente 500 crianças nessa faixa etária, a etapa inicial do Ensino Fundamental. Como eu disse, nós trabalhamos em rede até porque temos transporte escolar, que é conjunto, alunos que migram de uma escola municipal para a estadual. Então, é uma rede. E nós só temos a agradecer à professora Cecília e ao governador Reinaldo Azambuja por entender Mato Grosso do Sul como íntegro, como totalidade". 

Prefeito de Dourados, segunda maior cidade do Estado, Alan Guedes explicou que o município já conta com um programa próprio voltado à recuperação da atividade escolar e que o MS Alfabetiza vem para somar. "A adesão integral dos municípios de Mato Grosso do Sul a esse projeto mostra a sua importância. Todos juntos em um pacto pela alfabetização na idade certa. E a parceria do Estado, através da lei aprovada na Assembleia, de ajudar no financiamento dessa política. Alguns municípios como Dourados já iniciaram suas ações de sua natureza individual, mas é claro que um programa integrado, coordenado pela Secretaria de Educação, terá muito mais efetividade e é um apoio muito importante para os municípios". 

O Programa MS Alfabetiza 

Todos pela Alfabetização da Criança tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livros Didáticos, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem, recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Mireli Obando, Paulo Fernandes e Bruno Chaves

Fotos:Edemir Rodrigues

Fonte: Governo MS