28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Política

Gerson Claro destaca programa do governo para zerar a fila das cirurgias eletivas e exames

A- A+

Na sessão desta terça-feira (21), o deputado Gerson Claro (PP) fez uso da palavra para destacar as ações do Governo do Estado para desafogar a enorme fila de cirurgias e exames que não puderam ser realizados nos períodos mais críticos de transmissão do coronavírus.

"A pandemia causou um impactou no sistema de saúde e não foi diferente em Mato Grosso do Sul. Hoje, há uma grande necessidade de reestruturação da Organização de Assistência à Saúde em todos os níveis. O Governo do Estado deu largada para o planejamento do atendimento pós-pandemia, com os projetos Opera MS e Examina MS", destacou.

Conforme o deputado, o projeto Opera MS e Examina MS visam ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos e exames, respectivamente, podendo ocorrer por meio do atendimento eventual ou de mutirões, no período de setembro de 2021 a outubro de 2022. "Enfrentamos excessivos custos de materiais e a escassez de recursos humanos. Muitas pessoas estão aguardando exames e cirurgias há mais de 24 meses. Os programas do governo vêm ao encontro da necessidade da população".

Em aparte, o deputado Barbosinha lembrou a participação de todos os parlamentares. "É importante ressaltar o esforço desta Casa de Leis para realização destes programas e esperamos que possam diminuir o sofrimento daqueles que aguardam nas filas".

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o retorno das cirurgias eletivas ocorrerá de forma gradativa e organizada, conforme a capacidade operacional de cada unidade hospitalar e região de saúde.