28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Política

Governo do Estado assina convênio de obras em Naviraí e regulariza imóveis em Itaquiraí

A- A+

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, viajou a Naviraí e Itaquiraí, nesta sexta-feira (22), para levar à população dos municípios entregas do Governo do Estado, que vão desde novos anúncios de obras a entregas de moradias.

Em Naviraí, as obras vão levar qualidade de vida à população

Na primeira agenda em Naviraí Riedel assinou um convênio de R$ 3 milhões para a recuperação de estradas vicinais. "Será de grande valia, principalmente para os assentamentos e empresários", afirmou a prefeita, Rhaiza de Matos, que em seguida, emocionada com a homenagem ao Deputado Onevan de Matos reforçou. "Anunciamos a pavimentação da famosa Estrada da Balsinha, que vai levar o nome do meu saudoso pai. É um pleito de muitos anos, uma luta dele".

Riedel também ressaltou a importância dessa pavimentação que liga a Naviraí à MS 180. "É um grande sonho da população naviraiense e a homenagem é justa e merecida".

A parada em Itaquiraí foi marcada pela emoção de quem queria ter a paz de ter em mãos os documentos de sua moradia.  Com a conclusão de um ciclo que se iniciou em 2017, o casal Maria Angélica Pereira e Nicássio Pereira, expressa felicidade. "Estou realizada, graças a Deus", disse a aposentada. Hoje (22), os cônjuges e mais 63 famílias, receberam o título de posse da propriedade no evento realizado na Câmara Municipal.

Tamanha felicidade de Maria Angélica e Nicássio Pereira também se dá ao construírem a casa própria e documentá-la em apenas cinco anos. Aprovados nos critérios de priorização do Projeto Lote Urbanizado em 2017, no ano seguinte, os aposentados ergueram uma casa no loteamento Jardim Betel e a concluíram com 24 meses, cumprindo todas as normas do programa.

Agora a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), proporcionou junto da prefeitura local, a Certidão de Regularização Fundiária (CRF), dando mais conforto, qualidade de vida e segurança para todas as famílias. Maria Angélica contou como tudo foi se concretizando.

"Fizemos a inscrição, conseguimos o lote, construímos a casa, e agora, estamos documentando. O sonho se tornou realidade. É uma graça de Deus", contou ela, emocionada.

Antes da construção das bases, as famílias do Jardim Betel moravam em barracos; condições precárias também faziam parte da realidade. Com o investimento de mais de R$ 2 milhões por parte do Estado, o desenvolvimento chegou à região.

Riedel explicou: "a entrega dos títulos de Regularização Fundiária selou o processo habitacional feito ali. Nesta primeira etapa, temos essa quantidade. Depois o serviço contemplará todo o projeto", destacou.

Além do Jardim Betel, o conjunto habitacional Nova Esperança, também está sendo atendido pela Agehab com o serviço de documentação habitacional. No município, Riedel anunciou a pavimentação da MS-488, que liga o município à prainha. Obra emblemática para a cidade.

O prefeito municipal, Thalles Tomazelli, agradeceu os investimentos e a parceria do Governo do Estado. "O governo é municipalista e essa atitude é nobre".

Participaram dos encontros nos municípios, os deputados estaduais Paulo Corrêa e Mara Caseiros, assim como o deputado federal Dagoberto, a arquiteta Silvia Wainberg participou representando a Agehab.

Davi Nunes Souza/ Agehab e Ana Brito/ Seinfra

Fotos: Guilherme Pimentel

Fonte: Governo MS